Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 42 - Processo Seletivo - Senai - 2.016

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2120
Fonte: Portal SENAI


Um avião voa com velocidade constante de 800 km/h de norte para sul, a uma altitude de 10.000 pés, enquanto outro avião viaja de sul para norte a uma altitude de 15.000 pés, com uma velocidade constante de 800 km/h. Sobre as velocidades dos dois aviões, é correto afirmar que possuem


a. mesma direção, mesmo sentido e mesma intensidade.

b. mesma direção, sentidos opostos e mesma intensidade.

c. direções perpendiculares, sentidos opostos e mesma intensidade.

d. direções opostas, mesmo sentido e intensidades diferentes.

e. direções opostas, sentidos opostos e intensidades diferentes.


Solução: (b)


A questão envolve o conceito de vetor. Na Física, muitas vezes, conhecer apenas o valor numérico de uma grandeza não é sufciente para aplica-la no entendimento ou na resolução de uma questão, sendo necessário indicar sua a direção e o seu sentido.


O vetor é representado por uma seta ↗ que apresenta apresenta uma origem e uma orientação contendo três características: módulo, direção e sentido.


O módulo (ou intensidade) indica o valor numérico da grandeza; a direção está relacionado a reta suporte do vetor (sendo muitas vezes representado por um ângulo); e o sentido se relacionada a lado que a seta está apontando (geralmente representado por um sinal positivo ou negativo) [vide Figura 1].


Figura 1: As características de um vetor.


A forma como o vetor é colocado no problema depende da análise da questão, partindo sempre de um ponto referencial inicial.


Partindo do enunciado podemos obter algo semelhante a Figura 2.


Figura 2: Análise realizada segundo dados do enunciado.


Observe que o movimento dos aviões, em relação a velocidade, apresentam a mesma direção: Norte ↕ Sul; o mesmo módulo: 800 km/h; entretanto os sentidos são opostos: o avião 1 segue o sentido Norte ↦ Sul e o o avião 2 segue o sentido Sul ↦ Norte.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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