Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 39 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.007


As pilhas e baterias são classificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - como lixo perigoso. Agressivas ao meio ambiente e de difícil reciclagem, apresentam em suas composições substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio, que podem contaminar o solo e a água. Você já deve ter observado a existência de pilhas e baterias de diversos tamanhos que fornecem a mesma voltagem.



O tamanho da pilha ou da bateria está diretamente relacionado com a intensidade


(A) da força elétrica no processo de indução.

(B) da força de interação entre cargas elétricas.

(C) da carga elétrica no interior do campo elétrico.

(D) do campo elétrico criado por um corpo eletrizado.

(E) de corrente elétrica que ela deve fornecer a um circuito.


Solução: (E)


Você já deve ter notado que as pilhas pequenas, médias ou grandes fornecem a mesma voltagem de 1,5 V, mesmo aquelas pilhas pequenas para relógio.


A dimensão da pilha está está relacionada com a intensidade da corrente elétrica que ela deve fornecer ao aparelho.


A intensidade da corrente, $i$, é obtida segundo a expressão:


$i=\frac{ \left | \Delta q \right |}{\Delta t}$


Onde $\left | \Delta q \right |$, é o módulo da carga elétrica que passa no condutor em um intervalo de tempo, $\Delta t$.


A pilha fornece o $\left | \Delta q \right |$ por meio de uma reação química, então para manter este forncecimento é necessário uma determinada quantidade de elementos químicos, visto que a reação vai consumindo estes elementos, desgastando a pilha.


Logo quanto maior a dimensão da pilha, maior é o tempo que a pilha demora para se desgastar e/ou maior a corrente que pode fornecer.



Fonte:

Por que pilhas de vários tamanhos e todas com 1,5V? - http://eletro90.blogspot.com.br/2013/06/por-que-pilhas-de-varios-tamanhos-e.html - Acessado em 21 de outubro de 2.016.

Como funcionam as pilhas e baterias - http://casa.hsw.uol.com.br/baterias.htm - Acessado em 21 de outubro de 2.016.

Eletrodinâmica: Corrente Elétrica - Só Física - http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/resistencia.php - Acessado em 21 de outubro de 2.016.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Calcular Logaritmo de Cabeça

Seguidores

Google+ Followers