Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 38 - Processo Seletivo - Senai - 2.016

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2120
Fonte: Portal SENAI


Considere a seguinte sequência numérica.


11, 34, 60, 89, ...



O próximo termo da sequência apresentada será


a. 118.

b. 119.

c. 120.

d. 121.

e. 122.


Solução: (d)


Para resolver a questão devemos determinar a lei de formação desta sequência, ou seja, um expressão matemática que permite obter qualquer termo, em qualquer posição desta sequência.


O método fundamental para obter a lei de formação, consiste em realizar subtrações consecutivas entre os termos da sequência principal (aquela que é dada), até obter uma "linha" onde os resultados das subtrações sejam constantes, ou seja, todas iguais.


Chegar a linha em que o resultado das subtrações é igual nos permite obter a solução da questão. Uma vantagem deste método é que não existe anecessidade de esperear aquele momento de inspiração para obter a lei de formação.


Considerando "X" o próximo número da sequência e aplicando o método na sequência do enunciado:


Linha Principal 11, 34, 60, 89, X, ...
1° Linha 34-11=23 60-34=26 89-60=29
2° Linha 26-23=3 29-26=3



Observe que na 1° linha temos que a diferença termo a termo é outra sequência: 23, 26, 29, ...


Se perceber neste momento que X = 89 + 32 = 121, a solução já está determinada.


Caso contrário é necessário obter a 2° linha em que a diferença termo a termo é constante: 3, 3, ...


Para obter o valor de X basta somar 3 ao 29, obtendo 32, que somado a 89 obtemos 121 que é valor desejado.




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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