Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 22 - Processo Seletivo - Bolsista Estagiário - Prefeitura Municipal de Assis / SP - 2.014

Digamos que a população de uma cidade A cresceu de 100 mil para 125 mil em dez anos. Sabemos também que no mesmo período, a população da cidade B passou de 40 mil para 50 mil habitantes. Qual das cidades teve um aumento populacional maior?


A) apenas A teve um aumento

B) apenas B teve um aumento

C) ambas são iguais

D) Nenhuma das alternativas


Solução: (C)


Para realizar uma comparação uma das formas é utilizar a porcentagem, na forma da expressão:


$\frac{C_{P}}{P_{inicial}} \times100=C\%$


Onde $C_{P}$, é a quantidade que a população cresceu; $P_{inicial}$, é a população inicial e $C\%$ é a porcentagem de crescimento.



(i) a cidade A cresceu de 100 mil para 125 mil, ou seja, cresceu 25 mil, sabemos que 25 mil é 25% de 100 mil, logo a população aumentou 25%.


$\frac{25\; mil}{100\; mil} \times100=0,25 \times100=25\%$


(ii) a cidade B cresceu, no mesmo período, de 40 mil para 50 mil, ou seja, cresceu 10 mil, sabemos que 10 mil é 25% de 40 mil, logo a população aumentou 25%.


$\frac{10\; mil}{40\; mil} \times100=0,25 \times100=25\%$


Então o crescimento em ambos as cidades são iguais.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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