Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 19 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.007


O Sol, responsável por todo e qualquer tipo de vida no nosso planeta, encontra-se, em média, a 150 milhões de quilômetros de distância da Terra. Sendo a velocidade da luz $3\times 10^{5}\; km/s$ pode-se concluir que, a essa distância, o tempo gasto pela irradiação da luz solar, após ser emitida pelo Sol até chegar ao nosso planeta é, em minutos, aproximadamente, 


(A) 2.

(B) 3.

(C) 5.

(D) 6.

(E) 8.


Solução: (E)


Inicialmente temos que o milhão de $150$ milhões de quilômetros equivale a $1.000.000=10^{6}$, desta forma temos $150\times 10^{6}\; km$


A velocidade, $v$, é a razão entre a distância percorrida, $d$, pelo tempo gasto, $t$, para percorrê-la, sendo matematicamente expressa por:


$v=\frac{d}{t}$


Desta forma podemos calcular o tempo $t$, manipulando algebricamente a expressão:


$v=\frac{d}{t}\rightarrow t=\frac{d}{v}$


$t=\frac{150\times 10^{6}\; km}{3\times 10^{5}\; km/s}=\frac{150}{3}\times 10^{6-5} \; s=50\times 10\; s =500\; s$


Sabemos que 1 minuto tem 60 segundos, logo:


$t=\frac{500\; s}{60 \frac{s}{min}}=8,333... \; min \cong 8\; min$




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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