Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 47 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.016


Os parques eólicos marítimos apresentam vantagens em relação aos parques eólicos terrestres, pois neles não há problema com o impacto sonoro e o desgaste das turbinas é menor, devido a menor turbulência do vento.



Na instalação dos parques eólicos marítimos, é preciso calcular sua distância até o continente, a fm de instalar os cabos condutores de eletricidade


Observe o esquema que representa um parque eólico (A), uma estação elétrica (B) no continente e pontos auxiliares C, D e E para o cálculo da distância do parque eólico até a estação elétrica no continente.





Assim sendo, é correto afirmar que a distância do parque eólico marítimo até a estação elétrica no continente é, em metros,


(A) 75.

(B) 100.

(C) 300.

(D) 400.

(E) 425.


Solução: (D)


Segundo o enunciado temos que calcular o segmento $\overline{AB}$, e conforme a imagem: $\overline{AB}=\overline{AC}+\overline{BC}=\overline{AC}+100$.


Temos dois triângulos: ADC e AEB. O fato de $\overline{CD}$ e $\overline{BE}$ serem paralelos e $A$ sendo um ângulo comum, implica que o triângulo ADC é semelhante ao triângulo AEB.


Segundo Dolce e Pompeo (p. 198, 1.993):


"Dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem os três ângulos ordenadamente congruentes e os lados homólogos proporcionais.


Dois lados homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) são tais que cada um deles está em um dos triângulos e ambos são opostos a ângulos congruentes".


Nos triângulos citados temos que $\overline{AB}$ é homólogo a $\overline{AC}$, $\overline{BE}$ é homólogo a $\overline{CD}$, e $\overline{AE}$ é homólogo a $\overline{AD}$.


A razão entre lados homólogos de dois triângulos semelhantes é denominado razão de proporcionalidade, ou seja, quando dividimos dois lados homólogos obtemos o mesmo valor, então, considerando o triângulo ABE e o triângulo ACD:


$\frac{\overline{AB}}{\overline{AC}}=\frac{\overline{BE}}{\overline{CD}}\Rightarrow \frac{\overline{AC}+100}{\overline{AC}}=\frac{\overline{BE}}{\overline{CD}}$


Determinando $\overline{AC}$:


$\frac{\overline{AC}+100}{\overline{AC}}=\frac{\overline{BE}}{\overline{CD}}$


$\frac{\overline{AC}+100}{\overline{AC}}=\frac{200}{150}$


$\frac{\overline{AC}+100}{\overline{AC}}=\frac{4}{3}\Rightarrow \overline{AC}=300$


Logo $\overline{AB}$:


$\overline{AB}=\overline{AC}+100=300+100=400\; m$


A distância do parque eólico marítimo até a estação elétrica no continente é 400 metros.


Fonte:

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática Elementar - volume 9. 7º ed. São Paulo: Editora Atual, 1993.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

pokehost disse…
a lógica aplicada foi somente a "homologia"?
Olá Pokehost, isso mesmo ... sendo os triângulos semelhantes, é a forma mais prática de resolver esta questão. Sds!
raphael_sk8.30 disse…
Olá

Não estou conseguindo entender Da onde veio que AC= 300
Olá Raphael. O que você não está entendendo? O segmento AB é a soma do segmento AC com o segmento BC. Para entender melhor você vai ter que revisar os conteúdos referentes ao teorema de Thales e sobre semelhança de triângulos retângulos. Sds.

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores