Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 40 - Concurso Professor de Matemática - E.I. e E.F. - Pref. de Marilândia / ES - 2.016

Cargo: Professor B - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Marilândia / ES
Instituição: IDECAN
Fonte: PCI Concursos


O salário de Fábio, após aumento de 15%, passou a ser R\$ 966,00. Se, antes desse aumento, o salário de Mariana era R\$ 500,00 superior ao de Fábio, então, considerando que o salário de Mariana não tenha aumentado, a nova diferença entre os salários de ambos, após o aumento do salário de Fábio, em R\$, é:

A) 266,00.

B) 326,00.

C) 374,00.

D) 425,00.


Solução: (C)

Seja $F$, o salário de Fábio antes do aumento e $M$, o salário da Mariana, temos:


$F+15\%\cdot F=966$


$115\%\cdot F=966\Rightarrow \frac{115}{100}\cdot F=966\rightarrow F=840$


$M-F=500\Rightarrow M=500+840=1340$


Então se o salário de $R\$ \; 1.340,00$ da Mariana não teve aumento, então a nova diferença entre os salários de ambos é:


$1340-966=374$


A nova diferença é de $R\$ \; 374,00$.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Anônimo disse…
A parte principal, que é explicar como chegou nesse 115% e porque cargas d'água divide esse valor por 100, nao foi explicado.

Aliás, só jogou de qualquer jeito a fórmula pra calcular o salário de Fábio e não explicou a lógica por trás desses cálculos!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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