Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 38 - Concurso Professor de Matemática - E.F. - Pref. de Aceguá / RS - 2.016

Cargo: Professor - Séries Finais do Ensino Fundamental - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura Aceguá / RS
Instituição: OBJETIVA
Fonte: PCI Concursos


Em determinada empresa de conserto de eletrônicos, 10 funcionários consertam 5 eletrônicos em 3 dias. Considerando-se a mesma proporção, quantos eletrônicos serão consertados por 6 funcionários em 9 dias?

a) 15

b) 12

c) 9

d) 18


Solução: (c)

Considerando os dados temos:



    funcionários    
    dias    
    consertos    
    1° caso    
10
3
5
2° caso
6
x
9




Observe que devemos fixar a coluna de concertos e compara-las com as outras grandezas para determinar se são grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais entre si.

Comparando concertos e funcionários, percebe-se que aumentando o número de funcionários aumenta o número de concertos e se diminuir o número de funcionarios diminui o número de concertos, logo são grandezas diretamente proporcionais.

Comparando concertos e dias, percebe-se que aumentando o número de dias aumenta o número de concertos e se diminuir o número de dias diminui o número de concertos, logo são grandezas diretamente proporcionais.

Então não devemos realizar nenhuma mudança, logo:

$\frac{10\cdot 3}{6\cdot 9}=\frac{5}{x}$

$\frac{30}{54}=\frac{5}{x}$

$30\cdot x= 54\cdot 5$

$x=\frac{270}{30}=9$

Seguindo a proporção serão realizados o conserto de 9 eletrônicos.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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