Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 15 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.016


Tendo em vista a grande dificuldade em armazenar energia elétrica, a invenção da pilha representou um marco histórico importante.



Para demonstrar a versatilidade da pilha em circuitos elétricos fechados, um professor elaborou uma experiência usando uma pilha, duas chaves, duas lâmpadas e alguns pedaços de fio, construindo um circuito elétrico capaz de atender, em momentos distintos, às seguintes funções:



Sabendo que as tensões e correntes obtidas no circuito construído eram suficientes para que as lâmpadas se acendessem sem se queimarem, assinale a alternativa que contenha o esquema que corresponde ao circuito construído pelo professor.


(A)


(B)


(C)

(D)


(E)



Solução: (A)


Para auxiliar a resolução apresento alguns videos com a montagem destes circuitos mostrando a passagem da corrente elétrica.


Os circuitos são montados com o auxilio de um simulador de circuitos on-line, o DC/AC Virtual Lab.

Observe que apenas o circuito da alternativa (A) satisfaz as três condições do enunciado.


Circuito da alternativa (A)


Vídeo 1: Circuito da alternativa (A) - DC/AC Virtual Lab

Circuito da alternativa (B)


Vídeo 2: Circuito da alternativa (A) - DC/AC Virtual Lab

Circuito da alternativa (C)


Vídeo 3: Circuito da alternativa (C) - DC/AC Virtual Lab

Circuito da alternativa (D)


Vídeo 4: Circuito da alternativa (D) - DC/AC Virtual Lab

Circuito da alternativa (E)


Vídeo 5: Circuito da alternativa (E) - DC/AC Virtual Lab



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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