Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 31 - Processo Seletivo - Senai - 2.016

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2124
Fonte: Portal SENAI


Três gerações de uma mesma família estão juntas para tirar uma foto: o vô e a vó, o pai e a mãe e dois filhos. Eles querem sair lado a lado na foto, e podem se dispor de diversas formas, com a condição de que os avós saiam sempre juntos e o filho menor fique sempre ao lado da mãe. Sendo assim, de quantos modos diferentes a foto pode ser tirada?

a. 6.
b. 8.
c. 12.
d. 48.
e. 96.


Solução: (e)

Inicialmente consideremos o caso de $V\hat{o}$ ao lado $V\acute{o}$ como sendo uma pessoa.

Da mesma forma, $M$ ao lado de $F_{2}$ deve ser considerada apenas uma pessoa.

Observe que estas pessoas ocupariam apenas quatro posições.

Fixando $V\hat{o}$ e $V\acute{o}$ na posição $P_{1}$, temos três pessoas para serem alocadas nas posições $P_{2}$, $P_{3}$ e $P_{4}$:

$P_{1}$
   $P_{2}$   
   $P_{3}$   
   $P_{4}$   
   $V\hat{o}$ e $V\acute{o}$   
$3$
$2$
$1$

Calculando temos $1\times 3\times 2\times 1\times = 6$ posições para a foto.

Observe também que neste mesmo raciocínio $V\hat{o}$ e $V\acute{o}$ podem ocupar uma das quatro posições, logo temos $6\times 4=24$.

Outro fato que temos que considerar é a possibilidade de $V\acute{o}$ ao lado $V\hat{o}$ temos ao todo $24\times 2=48$ posições para a foto.

O mesmo raciocínio deve ser usado para $M$ ao lado de $F_{2}$ obtendo as mesmas $48$ posições para a foto.

Ao todo temos $48 + 48=96$ posições diferentes para a foto que satisfazem as condições do enunciado.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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