Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 24 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Certo professor de Matemática, ao fazer a entrega da última avaliação para seus alunos, ouve de Joãozinho: “O senhor não entregou a minha prova”. Ao que responde: Sua avaliação está sem nome e antes de entregá-la, te desafio a descobrir sua nota, a partir da seguinte informação: A média da sala foi 6,5. Sem a sua prova, a média seria 6,4. Nessas condições qual foi a nota de Joãozinho?

A) 9,4
B) 9,3
C) Dez
D) 9,8
E) 7,5


Solução: Anulada

Considerando:

(i) $N_{Total}$ o total das nota da sala, sem a nota do Joãozinho;

(ii) $n_{classe}$ o número de alunos da sala, sem o Joãozinho;

(iii) $N_{J}$ a nota do Joãozinho;

Então temos que a média da sala com o Joãozinho:

$\frac{N_{Total}+N_{J}}{n_{classe}+1}=6,5$

A média da sala sem o Joãozinho:

$\frac{N_{Total}}{n_{classe}}=6,4$

$N_{Total}=6,4\cdot n_{classe}$

Substituindo na equação em que o Joãozinho esta presente:

$\frac{\left (6,4\cdot n_{classe} \right )+N_{J}}{n_{classe}+1}=6,5$

$6,4\cdot n_{classe}+N_{J}=6,5\cdot n_{classe}+6,5$

$N_{J}=0,1\cdot n_{classe}+6,5$

A nota do Joãozinho está condicionada ao número de alunos da sala. Entretanto o enunciado não apresenta dados para obter este valor.

Na Figura 1 temos um gráfico no qual podemos observar que a nota do Joãozinho está entre 6,5 e 10.

Figura 1: Gráfico das possibilidades da nota de Joãozinho.





***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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