Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 24 - Concurso Professor de Matemática - Pref. Maranguape / CE - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Maranguape / CE
Instituição: GR Consultoria e Assessoria

O estacionamento de uma boate tem 20 veículos, dentre carros e motos. Um manobrista contou que, no total, haviam 70 pneus. Cada carro tem, apenas, 4 pneus e cada moto, apenas, 2 pneus.Determine a quantidade de carros e motos neste estacionamento.

a) 10 carros e 10 motos;
b) 5 carros e 15 motos;
c) 15 carros e 5 motos;
d) 14 carros e 6 motos;

Solução: (c)

A forma tradicional de resolver este sistema é considerar duas variáveis: C para carros e M para motos.

Segundo o enunciado "estacionamento de uma boate tem 20 veículos", que matematicamente representamos desta forma: C + M = 20 e "no total, haviam 70 pneus", que matematicamente representamos desta forma: 4 C + 2 M = 70.

Obtemos o sistema:

C + M = 20
4 C + 2 M = 70

Resolvendo este sistema, obtemos C = 15 e M = 5. No estacionamento temos 15 carros e 5 motos.

Uma forma alternativa de raciocínio de resolução é considerar que por algum motivo os carro estão com apenas dois pneus tocando o solo.

Desta forma com 20 veículos estacionados temos 20 x 2 = 40 pneus tocando o solo.

Se o enunciado cita que o manobrista contou 70 pneus, temos então uma diferença de 30 pneus.

Estes 30 pneus são aqueles que pertencem aos carros e que não estão tocando o solo.

Se cada carro tem 2 pneus que não estão tocando o solo, então: 30 / 2 = 15.

Concluímos que no estacionamento 15 dos 20 veículos são carros e os outros 5 veículos são motos. 


Observação: a questão 23 foi anulada, pois apresenta incoerência no enunciado:

Questão 23

O dono de um canil comprou ração suficiente, para alimentar seus 60 cães, por um período de dias, igual a

a) 28;
b) 32;
c) 35;
d) 45.

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores