Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 23 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Em um restaurante que serve refeições por quilo tem-se 6 opções de pratos quentes (arroz com brócolis, lasanha de presunto e queijo, nhoque de espinafre, risoto de abóbora, penne quatro queijos e risoto de aspargo) e 4 opções de carnes (peixe, carne suína, frango e carne bovina). Quantas opções os clientes podem escolher montando o prato com 5 itens distintos, de sorte que contenha ao menos 2 opções de carnes?

A) 252
B) 318
C) 120
D) 186
E) 116


Solução: (D)

Trata-se de uma questão envolvendo combinação. Para resolver é mais simples determinar a quantidade total de combinações das opções de pratos e de carnes oferecidos e depois retirar as combinações que não apresentam carnes e as combinações que apresentam apenas uma das opções de carne.

No total temos 10 opções de escolha para montar um prato: 6 opções pratos quentes e 4 opções de carnes. Temos que escolher 5 das 10 opções, logo:

$C_{10,5}=\frac{10!}{\left ( 10-5 \right )!\cdot 5!}=252$

O número de pratos que se pode montar sem utilizar opções de carne é escolher 5 das 6 opções de pratos quentes:

$C_{6,5}=\frac{6!}{\left ( 6-5 \right )!\cdot 5!}=6$

Resta apenas determinar a quantidade de pratos que podemos montar utilizando apenas um das 4 opções de carnes. Se usamos uma opção de carne, demos deteminar o número de combinações de 4 opções de pratos quentes.

$4\cdot C_{6,4}=4\cdot \frac{6!}{\left ( 6-4 \right )!\cdot 4!}=60$

O total de pratos que os clientes podem montar com 5 opções distintas, de sorte que contenha ao menos 2 opções de carnes, é dado por:

$C_{10,5}-C_{6,5}-4\cdot C_{6,4}=252-6-60=186$


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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