Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 18 - Concurso Professor de Matemática - Pref. Maranguape / CE - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Maranguape / CE
Instituição: GR Consultoria e Assessoria


Um professor quer guardar 60 provas amarelas, 72 provas verdes e 48 provas roxas, entre vários envelopes, de modo que cada envelope receba a mesma quantidade e o menor número possível de cada prova. Qual a quantidade de envelopes, que o professor precisará, para guardar as provas?

a) 4;
b) 6;
c) 12;
d) 15.

Solução: (d)

Para "cada envelope receba a mesma quantidade e o menor número possível de cada prova" é necessário determinar o M.D.C. (Máximo Divisor Comum) entre as quantidades de cada cor de prova.

Calculando o m.d.c.(48, 60, 72), fatorando 48, 60 e 72:

48 = 2 x 2 x 2 x 2 x 3 = 24 x 3

60 = 2 x 2 x 3 x 5 = 22 x 3 x 5

72 = 2 x 2 x 2 x 3 x 3 = 23 x 32

O m.d.c.(48, 60, 72) é o produto dos fatores comuns com os menores expoentes, então:

m.d.c.(48, 60, 72) = 22 x 3 = 4 x 3 = 12

Cada envelope deve conter 12 provas.

Dividindo o número de provas pelo m.d.c. obtemos o número de envelopes para cada tipo de prova:

(i) para guardar as 60 provas amarelas: 60 / 12 = 5 envelopes;

(ii) para guardar as 72 provas verdes: 72 / 12 = 6 envelopes;

(iii) para guardar as 48 provas roxas: 48 / 12 = 4 envelopes;

No total para guardar as provas, nas condições do enunciado, o professor deve utilizar 5 + 6 + 4 = 15 envelopes.

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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