Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 15 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Em um conjunto de quatro números, observa-se que os três primeiros estão em progressão geométrica e os três últimos estão em progressão aritmética, com razão 6. Sabendo que o primeiro número é igual ao quarto, a soma desses números é:

A) 13
B) 14
C) 15
D) 18
E) 24


Solução: (B)

Temos um conjunto com quatro números {M, N, P, M}, sem mudar a posição destes números.

Sendo os três primeiro {M, N, P}, correspondem a uma progreção geométrica (p.g.) então:

$\left \{ \frac{x}{q},x,x\cdot q \right \}$

Sendo $q$ a razão da p.g.

Sendo os três ultimos {N, P, M}, correspondem a uma progreção aritmética (p.a.) então:

$\left \{ y-r,y,y+r \right \}$

Sendo $r$ a razão da p.a. que conforme o enunciado é 6, logo:

$\left \{ y-6,y,y+6 \right \}$

Segundo o enunciado temos que o primeiro e o último número são iguais:

$\frac{x}{q}=y+6$

$q=\frac{x}{y+6}$

Outra relação importante é obtida analisando a tabela:


            M            
            N            
            P            
            M            
$\frac{x}{q}$
$x$
$x\cdot q$
$y-6$
$y$
$y+6$


Então temos:

$x\cdot q=y\rightarrow q=\frac{y}{x}$

$\frac{y}{x}=\frac{x}{y+6}$

$x=y-6$

$\frac{y}{y-6}=\frac{y-6}{y+6}$

$y\cdot \left ( y+6 \right )=\left ( y-6 \right )\cdot \left ( y-6 \right )$

$y^{2}+6\cdot y=y^{2}-12\cdot y+36$

$18\cdot y=36$

$y=2$

Então os numeros do conjunto são {8, -4, 2, 8}.

Obtemos a soma: $8+\left ( -4 \right )+2+8=18-4=14$.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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