Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 14 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016


Cargo: Professor - Matemática

Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Uma pessoa possuía certo número de objetos. Agrupando-os 4 a 4, de modo que cada grupo possua pelo menos um objeto diferente do outro, obtém-se o mesmo número de grupos que se os agrupasse 6 a 6, de modo idêntico. Quantos objetos possuía?

A) 4
B) 6
C) 8
D) 10
E) 12


Solução: (D)

Este trata-se de um problemas de combinação no qual temos $n$ objetos, combinados te tal forma que $C_{n,4}=C_{n,6}$, logo:

$C_{n,4}=C_{n,6}$

$\frac{n!}{\left ( n-4 \right )!\cdot 4!}=\frac{n!}{\left ( n-6 \right )!\cdot 6!}$

$\left( n-4 \right )!\cdot 4!=\left ( n-6 \right )!\cdot 6!$

$\left( n-4 \right )\cdot\left( n-5 \right )\cdot\left( n-6 \right )!\cdot 4!=\left ( n-6 \right )!\cdot 6 \cdot 5 \cdot 4!$

$\left( n-4 \right )\cdot\left( n-5 \right )=6 \cdot 5$

$n^{2}-9\cdot n-10=0$

Resolvendo a equação do segundo grau, obtemos $n_{1}=-1$ e $n_{2}=10$.

Logo a pessoa possuía 10 objetos.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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