Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 13 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Dados os números {1, 3, 5, 7 e 9}, quantos números de 5 (cinco) algarismos distintos podemos formar, de modo que os números 1 e 3 nunca fiquem juntos e os números 5 e 7 sempre ocupem posições lado a lado.

A) 42
B) 24
C) 18
D) 28
E) 36


Solução: (B)

Inicialmente iremos reinterpretar o enunciado, considerando {1 = A, 3 = B, 5 = C, 7 = D e 9 = X}, então ao invés de números iremos trabalhar com letras, quantos anagramas pode-se formar com as 5 (cinco) letras.

Convertendo o problemas numérico para um problema de anagramas sem repetição no qual temos que calcular quanto anagramas se pode formar com as letras {A, B, C, D e X} de modo que as letras A e B nunca fiquem juntas e as letras C e D sempre ocupem posições lado a lado.

Observe que as letras C e D devem aparecer sempre juntas, mas não neta mesma ordem, e que A e B devem permanecer separadas, desta forma podemos considerar o primeiro anagrama:

C D A X B

Partindo deste anagrama podemos obter mais três anagramas somente mudando a ordem das letras: D C A X B; C D B X A; D C B X A.

Este fato vai ocorrer em todos os anagramas que seguem as definições do enunciado,  então temos:

(i) C D A X B : obtemos 4 anagramas;

(ii) A C D X B : obtemos 4 anagramas;

(iii) A X C D B : obtemos 4 anagramas;

(iv) A X B C D : obtemos 4 anagramas;

(v) X A C D B : obtemos 4 anagramas;

(vi) A C D B X : obtemos 4 anagramas;

No total temos 6 x 4 = 24 números que seguem as definições do enunciado.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores