Pode parecer estranho, mas recomendo ao professor que esteja lendo que assista pelo menos alguns episódios de Assassination Classroom.
O que mais me chamou a atenção é que a história se passa em uma sala de escola equivalente ao ensino médio brasileiro, e que mostra a relação aluno-professor de uma forma um pouco diferente.
Assassination Classroom (no Japão é Ansatsu Kyoushitsu) é um mangá escrito e ilustrado por Yuusei Matsui e produzido pela Shueisha sendo publicado na revista entre 2005 e 2009, e o anime começou a exibição em janeiro de 2015.
A história ocorre na classe 3-E da Kunugigaoka Middle School que inicialmente pode parecer uma classe comum, entretanto é uma classe isolada do complexo principal da escola, sendo compostas por alunos com baixo rendimento e alguns encrenqueiros (lembra aquela tentativa das Salas de Recuperação Intensiva, proposta pelo ensino paulista).
A classe 3-E é conhecida na escola como “End Class” algo como “Classe Final” ou “Classe Exilada”.
O professor da sala chamado pelos alunos de Koro-sensei não é uma pessoa comum, na verdade é uma criatura amarela, meio-lula, meio-alienígena, meio emoticons (tem a cabeça na forma de um smiley), que muda de cor conforme o humor e possui habilidades sobre humanas, como se mover na velocidade Mac-20 (20 vezes a velocidade do som), mas que apresenta algumas fraquezas como qualquer ser humano.
|
Figura 1: Professor Koro-sensei. Créditos: Jump Super Anime Tour. |
O mais bizarro no anime é a relação entre professor-aluno. Os alunos da turma 3-E têm a missão de matar seu professor durante este ano letivo, que para executar esta missão recebem armas que não são leitais para humanos.
Vídeo 1: Um típico início de aula na 3-E.
Episódio 1 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.
Koro-sensei é uma criatura perigosa (?), já destruiu 70% da Lua e prometeu destruir a Terra, mas como é “bondoso” impôs que durante um ano iria ser professor em uma escola, sem machucar nenhum aluno ou outro humano, enquanto isso se os humanos teriam a oportunidade de destruí-lo.
|
Figura 2: A Lua em seu eterno crescente. Créditos: Jump Super Anime Tour. |
Como incentivo aos alunos será dado uma recompensa de ¥ 10 bilhões, inicialmente a única motivação para alunos permaneceram na escola e tentarem cumprir com a missão, na realidade os alunos buscam o reconhecimento de seus professores, amigos e família.
O motivo de Koro-sensei querer ser professor enquanto espera passar o tempo de destruir a Terra é incerto, mas representa perfeitamente o papel de professor, demonstrando preocupação com o ensino.
Vídeo 2: Koro-sensei preparando questões para prova.
Episódio 4 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.
No episódio 8, “A Prova” o professor fica indignado ao saber que o único motivo para que os alunos virem para a aula é a possibilidade de mata-lo e ganhar a recompensa.
Koro-sensei deixa claro que outra pessoa ou o governo podem realizar este trabalho e neste caso seus alunos não terão um futuro digno sem o estudo.
Neste episódio mostra os alunos durante a prova de matemática. A Questão 4 (vide Figura 3) causa muita ansiedade e mostra como os alunos ficam durante a realização do teste.
Vídeo 3: Alunos da 3-E sobre pressão durante a avaliação.
Episódio 8 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.
|
Figura 3: A temível Questão 4. Créditos: Jump Super Anime Tour. |
Trata-se provavelmente de uma resolução de uma expressão aritmética envolvendo raiz quadrada. Na Figura 4 apresento a resolução passo a passo.
|
Figura 4: A resolução passo a passo da Questão 4. |
|
Figura 5: Alunos da 3-E. Créditos: Jump Super Anime Tour. |
Comentários