Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 31 – Agente de Organização Escolar – SEE/SP – 2009

Um determinado número inteiro é formado por 3 algarismos cuja soma é 16. O algarismo das centenas é igual ao triplo do algarismo das dezenas, e este é igual ao algarismo das unidades menos 1. Esse número é



(A) 349.

(B) 394.

(C) 439.

(D) 934.

(E) 943.



Solução: (D)



Segundos os dados do problema:



(i)um determinado número inteiro é formado por 3 algarismos”, não sabemos quais algarismos então vamos considerar uma letra para cada algarismo, logo o número é XYZ, onde X é a centena, Y é a dezena e Z é a unidade.



(ii)cuja soma é 16”, então:



X + Y + Z = 16



(iii)o algarismo das centenas é igual ao triplo do algarismo das dezenas”, então, o algarismo das centenas é:



X = 3 · Y



(iv)e este é igual ao algarismo das unidades menos 1”, então o algarismo das dezenas é:



Y = Z – 1



Agora que analisamos os dados do problema podemos utilizar a “mágica da igualdade”.



Sabemos que em (ii) que X = 3 · Y que substituindo em (i) temos:



X + Y + Z = 16



(3 · Y) + Y + Z = 16



4 · Y + Z = 16



Sabemos que em (iii) que Y = Z – 1 então:



4 · Y + Z = 16



4 · (Z – 1) + Z = 16



4 · Z – 4 + Z = 16



5 · Z = 16 + 4



5 · Z = 20 → Z = 20/5 = 4



Se Z = 4 e representa o algarismo das unidades, temos como opções a alternativa (B) ou a alternativa (D). Temos que determinar o valor do algarismo da dezena:



Y = Z – 1



Y = 4 – 1 = 3



Se Y = 3 e representa o algarismo das dezenas, então o número procurado termina em 34, logo é a alternativa (D) 934, só para confirmar o algarismo das centenas:



X = 3 · Y



X = 3 · 3 = 9



Se X = 9, Y = 3 e Z = 4, então 9 + 3 + 4 = 16, confirmando a soma em (i).


***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!




https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1821512635733839686&postID=5528120484506697374





Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores