Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 19 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.012

Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

As ruas e avenidas de uma cidade são um bom exemplo de aplicação de Geometria.

Um desses exemplos encontra-se na cidade de Mirassol, onde se localiza a Etec Prof. Mateus Leite de Abreu.

(http://maps.google.com.br/ Acesso em: 18.02.2012. Adaptado)

A imagem apresenta algumas ruas e avenidas de Mirassol, onde percebemos que a Av. Vitório Baccan, a Rua Romeu Zerati e a Av. Lions Clube/Rua Bálsamo formam uma figura geométrica que se aproxima muito de um triângulo retângulo, como representado no mapa.

Considere que
  • a Rua Bálsamo é continuação da Av. Lions Clube;
  • o ponto A é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Av. Lions Clube;
  • o ponto B é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Bálsamo;
  • o ponto C é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Rua Romeu Zerati;
  • o ponto D é a intersecção da Rua Bálsamo com a Rua Vitório Genari;
  • o ponto E é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Vitório Genari;
  • a medida do segmento AB é 220 m;
  • a medida do segmento BC é 400 m e;
  • o triângulo ABC é retângulo em C.



Questão 19

Considere que o trecho DE da rua Vitório Genari é paralelo ao trecho AC da Av. Vitório Baccan. Sabendo que a medida do segmento DE é 120 m, então a medida do trecho CE da Rua Romeu Zerati é, em metros, mais próxima de

(A) 182.
(B) 198.
(C) 200.
(D) 204.
(E) 216.

Solução: (A)

Segundo o enunciando o trecho DE é paralelo ao trecho AC. Temos então dois triângulos ACB e DEB, ambos são triângulos retângulos e compartilham o ângulo B, ou seja, o ângulo ABC é igual ao ângulo DBE, então:

Figura 1: tag (ABC) = tag (DBE).

tag (ABC) = (AC) / (BC)

tag (DBE) = (DE) / (EB)

tag (ABC) = tag (DBE)

(AC) / (BC) = (DE) / (EB)
220/400 = 120/EB 220 · EB = 120 · 400

220 · EB = 48000

EB = 48000/220 ≈ 218,18

Sabemos que o trecho BC é a soma do trecho CE e do trecho EB:

BC = CE + EB 400 = CE + 218,18

CE = 400 – 218,18 = 181,82 ≈ 182 m

Este problema é um caso clássico de semelhança de triângulos retângulos:

Figura 2: o triângulo ACB é semelhante ao triângulo DEB.

AC / BC = DE / EB

BC = CE + EB CE = BCCE

AC / BC = DE / (BCCE)

 220/400 = 120/(400 – CE)

220 · (400 – CE) = 120 · 400

220 · 400 – 200 · CE = 120 · 400

88000 – 220 · CE = 48000

88000 – 48000= 220 · CE

40000 = 220 · CE
  
40000/220 = CE

40000/220 = CE

181,8181... = CE


CE ≈ 182 m


***


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