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Ika
Musume |
Shinryaku!
Ika Musume (“Invasão! Garota Lula”) é um mangá de comédia escrito e desenhado
por Masahiro Anbe, publicado na revista Weekly Shōnen Champion desde 2.007 e
que teve uma adaptação em anime produzida pelo estúdio Diomedea foi ao ar pela
TV Tokyo em 2.010.
A
protagonista é uma garota pré-adolescente com características de lula, que
atende simplesmente pelo nome de Ika Musume (“Garota Lula”) que sai das
profundezas do mar da costa do Japão, com a intenção de conquistar o mundo e
punir os humanos por sujarem e poluírem o oceano.
O
sexto episódio da primeira temporada me chamou a atenção por ter matemática
envolvida.
Ika
Musume é capaz de resolver problemas matemáticos complexos, fato que causa
espanto a Eiko Aizawa (a gerente da Tenda
Limão) que
tem uma enorme dificuldade de enterder a matéria. Ela relutantemente pede a ela
para ensiná-la a estudar, apenas para descobrir a técnica é ilegível para os
seres humanos.
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Figura 1: Desafio de Ika
Musume |
Na
Figura 1, temos uma cena do episódio no qual Ika Musume desafia um salva-vidas
a resolver alguns exercícios de matemática.
Não
temos informações do que deve ser feito, mas podemos supor que:
(i) x2 + 4·x + 12
Não
temos uma igualdade, então não é uma equação, possivelmente não é para
encontrar as raízes, mas podemos estudar alguns conceitos:
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Ika Musume matematicando! |
x2 + 4·x + 12 na forma quadrática do vértice: a · x2
+ b · x + c = a · (x
– h)2 + k, onde a, k, h são números reais e a ≠ 0 e o ponto V = (k,
h) é o vértice da parábola.
x2 + 4·x + 12 = x2 + 4·x + 4 +
8 = (x2 + 4·x + 4) + 8 = (x2 + 2·2·x + 22)
+ 8 =
=
(x + 2)2 + 8 = [x – (– 2)]2 + 8
h = – 2 e k = 8 → V = (– 2 , 8)
Calculando
o discriminante desta equação obtemos Δ < 0:
Δ
= b2 – 4·a·c
= 42 – 4·1·12 = 16 – 48 = – 32
Utilizando
a famosa “formula de Bhaskara” obtemos as raízes imaginárias:
x1 = – 2 – 2 √2 i
x2 = – 2 + 2 √2 i
(ii) (–a·b2)2 × (a2·b)3
Nesta
questão tudo indica que devemos utilizar as propriedades das potências para
expandir a expressão numérica:
(–a·b2)2 × (a2·b)3 = [(–a·b2)·(–a·b2) × (a2·b)·(a2·b)·(a2·b)] =
=
(a1+1·b2+2) × (a2+2+2·b1+1+1) = (a2·b4) × (a6·b3) = a2+6·b4+3
= a8·b7
(iii) (x + 5)2
Resolvendo
este produto notável temos:
(x + 5)2 = x2 + 2·x·5 + 52 = x2
+ 10·x + 25
(iv) 5·x2 – 15·x3
Fatorando
esta expressão algébrica temos:
5·x2 – 3·5·x·x3 = 5·x2 · (1 – 3·x)
(v) (2·x + 1) · (x + 3)
Resolvendo
este produto temos:
(2·x + 1) · (x + 3) = 2·x·x + 2·x·3 + 1·x + 1·3 = 2·x1+1 + 6·x + x + 3 =
=
2·x2 + 6·x + x
+ 3 = 2·x2 + 7·x + 3
Observe
um detalhe:
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Ika Musume |
(2·x + 1) · (x + 3) = 2 · (x + 1/2)
· (x + 3)
A
equação do segundo grau a · x2 + b · x + c = a
· (x – x1) · (x
– x2), onde a é um número real, a ≠ 0 e x1
e x2 são as raízes da
equação.
2
· (x + 1/2) · (x + 3) = 2 · [x – (–1/2)] · [x – (–3)]
Logo
as raízes da equação 2·x2
+ 7·x + 3 são x1 = –3 e x2
= –1/2.
(vi) x2 + 8·x + 16
Fatorando
esta equação temos:
Δ
= 0 então x1 = x2 = –4.
x2 + 8·x + 16 = 1 · [x – (–4)] · [x
– (–4)] = (x + 4) · (x + 4) = (x + 4)2
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Metodologia de Resolução de Problemas de Ika Musume |
(vii) 3·x2 – 2·x – 1
Fatorando
esta equação temos:
x1 = –1/3
e x2 = 1.
3·x2 – 2·x – 1 = 3 · [x – (–1/3)]
· (x – 1) = 3 · (x + 1/3) ·
(x – 1) =
=
(3·x + 3·1/3)
· (x – 1) = (3·x + 1) · (x – 1)
(viii) x2 + 4·x – 12
Fatorando
esta equação temos:
x1 = –6 e x2 = 1.
x2 + 4·x – 12 = 1 · [x – (–6)] · (x
– 1) = (x + 6) · (x – 1)
x2 + 4·x – 12 = x2 + 4·x – 12
+ 4 – 4 = (x2 + 4·x + 4) – 16 =
=
(x2 + 2·2·x + 22) – 16 = (x + 2)2 – 16 = [x – (– 2)]2 – 16
h = – 2 e k = – 16 → V = (– 2 , – 16)
Vídeo: Opinião de Ika Musume sobre a Matemática Escolar
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