Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem...

Matemática & Animes: Hunter x Hunter

Hisoka
Hunter × Hunter é uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi e publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha. O anime foi produzido originalmente pela Nippon Animation e em  2.011 temos a produção de um remake do anime pelo estúdio Madhouse, a nova versão não segue quadro-a-quadro o anime original, mas mostra a mesma história de perspectivas e ângulos diferentes.

No 32º episódio do remake de 2.011 "Uma × Surpreendente × Vitória" apresenta uma luta entre Kastro e Hisoka. Kastro usa um clone para arrancar o braço direito de Hisoka, que diante disso resolver realizar uma MateMágica!

Isso mesmo ... uma MateMágica! Na sequência temos as cenas desta parte da luta.



Figura 1: Inicio do truque.


Figura 2: Início da sequência dos cálculos.


Figura 3: Prosseguindo na sequência dos cálculos.


Figura 4: Final da sequência dos cálculos.


Figura 5: Revelação do resultado.


Hisoka transforma seu braço em 13 cartas de baralho e pede para seu oponente escolher uma delas, cujos valores são de 1 à 13. E na sequência pede para realizar as operações indicadas da Figura 2 à 4.


Vídeo: Tuque de Hisoka.
Hunter × Hunter: "Uma × Surpreendente × Vitória".



Mas ... será que  Hisoka  realmente utilizou  um truque mágico diabólico? Bem, minhas aulas de Álgebra dizem que não!

Ok, você deve estar pensando agora, é a resposta sempre 1 ... sempre? Como provar a equação de Hisoka?

Será que para descobrir como Hisoka utilizou esta técnica precisamos de um domínio avançado do Nen*?

Não! Mas vamos utilizar os poderosos conceitos algébricos!

Então temos uma dúvida: será que este truque funciona apenas para os valores de 1 à 13? Para verificar isto vamos supor um número qualquer n e com este número vamos realizar as operações até o final.

Vamos analisar passo a passo:
  1. escolhemos um número n qualquer;
  2. somamos 4: n + 4;
  3. multiplicamos por 2: 2 · (n + 4) = 2 · n + 8;
  4. subtraímos 6: 2 · n + 8 – 6 = 2 · n + 2;
  5. dividimos por 2: (2 · n + 2) ÷ 2 = 2 · n/2 + 2/2 = n + 1;
  6. subtraímos o número inicialmente pensado: n + 1 – n = 1.


Observe que não importa o número n escolhido inicialmente o resultado é sempre 1, ou no caso de uso de cartas de baralho é o A (“ás”).

A matemática pode desvendar muitas técnicas!
  


*No anime o Nen é uma técnica que permite um ser vivo usar e manipular seu próprio fluxo de energia vital.


***


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