Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 51 – Processo de Promoção – QM – Professor de Matemática – SEE/SP – 2.015

Segundo o Currículo do Estado de São Paulo, um aspecto importante a ser destacado na apresentação dos temas geométricos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, é o fato de que o conhecimento geométrico apresenta faces, que se relacionam permanentemente na caracterização do espaço. Para esse documento, as faces são as seguintes:

(A) a percepção, a concepção, a construção e a representação.
(B) a contextualização, a construção, a concepção e a aplicação.
(C) o espaço e a forma, a percepção, a representação e a definição.
(D) a contextualização, a formalização e a aplicação.
(E) a definição, a exemplificação e a aplicação.

Solução: (A)

Segundo o Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias (2.011, p. 52): “Um aspecto importante a ser destacado na apresentação da Geometria, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, é o fato de que o conhecimento geométrico apresenta quatro faces, que se relacionam permanentemente na caracterização do espaço: a percepção, a concepção, a construção e a representação”.

Obs.: esta é uma questão que verifica se o professor está utilizando os cadernos enviados pelo governo ou se está seguindo o currículo.

Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. 1° ed. São Paulo: SEE, 2.011. (link)

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