Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 45 – Vestibulinho – Etec – 2° semestre – 2.015

O Maglev é uma espécie de trem sem rodas que possui eletroímãs em sua base, e há também eletroímãs no trilho que ele percorre. As polaridades desses eletroímãs são controladas por computador, e esse controle permite que o trem levite sobre o trilho bem como seja movido para frente ou para trás.

Para demonstrar o princípio do funcionamento do Maglev, um estudante desenhou um vagão de trem em uma caixa de creme dental e colou em posições especiais ímãs permanentes, conforme a figura.

O vagão foi colocado inicialmente em repouso e no meio de uma caixa de papelão de comprimento maior, porém de largura muito próxima à da caixa de creme dental. Na caixa de papelão também foram colados ímãs permanentes idênticos aos do vagão.

Admitindo-se que não haja atrito entre as laterais da caixa de creme dental, em que se desenhou o vagão, e a caixa de papelão, para se obter o efeito de levitação e ainda um pequeno movimento horizontal do vagão sempre para a esquerda, em relação à figura desenhada, a disposição dos ímãs permanentes, no interior da caixa de papelão, deve ser a que se encontra representada em:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)


Solução: (B)

No gabarito indica a alternativa (A), mas considero correta a alternativa (B).

Quando aproximamos dois imãs podem ocorrer dois fenômenos: atração e repulsão. A atração ocorre quando se aproximam polos diferentes e a repulsão ocorre quando aproximamos polos iguais. Os polos dos imãs recebem o nome de norte (N) e sul (S).

Segundo o modelo para que o trem flutue é necessário que na base os polos dos imãs sejam iguais, podemos então descartar a alternativa (D) e a alternativa (E).

Para que o trem não fique fixo na lateral é necessário que os polos dos imãs sejam diferentes. Então na esquerda é necessário que os polos dos imãs sejam de símbolo N (norte) e da direita sejam de símbolo S (sul).

Na alternativa (A) o lado esquerdo apresenta polos opostos, enquanto o lado direito apresenta polos iguais, então o lado direito empurra enquanto o lado esquerdo puxa assim o “trem” vai ficar preso pela lateral esquerda.

Na alternativa (C) ocorre o oposto o lado esquerdo apresenta polos iguais, enquanto o lado direito apresenta polos opostos, então o lado esquerdo empurra enquanto o lado direito puxa assim o “trem” vai ficar preso pela lateral direita.

Na alternativa (B) apresenta ambos as laterais com imãs de polos opostos ao do “trem” então ambos empurram impedindo que o “trem” encoste nas laterais.


***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!









Comentários

Unknown disse…
A questão disse que o vagão deveria ter uma leve inclinação para a esquerda, e a alternativa "B" não tem essa inclinação, masa a "A" tem essa inclinação com o fenômeno da atração (polos diferentes se atraem, no caso N-S N-S).
Olá Gabriel ... verdade você tem razão ... é um questão em que podemos obter conclusões diferentes ... mas considero que, da forma como a imagem da alternativa (A), o vagão vai ficar preso na lateral direita ... e não vai funcionar ... mas conforme a parte construtiva o funcionamento mais correto ocorre na alternativa (B) ... Sds!
Eduardo disse…
mas na questão eles pedem uma leve inclinação para a esquerda e não que o trem fique no meio da plataforma, por isso a resposta tem que ser a (A)
Legal Eduardo ... mas continuo na minha opinião que esta questão deveria ter anulada, pois quando se trata de imãs não existe essa de "leve inclinação" para a esquerda o modelo iria ficar grudado mesmo na lateral esquerda ... mas fica valendo a alternava do gabarito mesmo ... Sds!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores