Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 24 – Vestibulinho – Etec – 2° semestre – 2.015

Alguns meios de transporte são realmente especiais como o veículo chamado Fênix 2, uma cápsula de aço criada para resgatar, um a um, 33 mineiros chilenos que ficaram presos a 700 metros abaixo da superfície.

Primeiramente foi perfurado um túnel até a câmara onde se encontravam os mineiros. Em seguida, a Fênix 2 foi levada até essa câmara. Lá embaixo, a partir do instante em que um mineiro já estava posicionado dentro da cápsula, a subida da Fênix 2 pelo túnel demorava 16 minutos.

É correto afirmar que, durante a subida da cápsula da câmara até a superfície, a velocidade média da Fênix 2 foi, aproximadamente,

(A) 0,7 km/h.
(B) 2,6 km/h.
(C) 3,4 km/h.
(D) 3,6 km/h.
(E) 4,4 km/h.

Solução: (B)

Dica: caso não se lembre da “fórmula” olhe para as alternativas; mais precisamente para as unidades depois dos números: km/h (quilômetro por hora), onde km (quilômetro) é uma unidade que mede distância e h (hora) é uma unidade que mede tempo. Então velocidade é a distância percorrida dividida pelo tempo gasto para percorrê-lo.

Inicialmente temos que converter m para km e min para h:



Obs.: costumo resolver utilizando frações porque acho que facilita o cálculo, mas nada impede de utilizar números decimais.



Então a velocidade é de aproximadamente 2,6 km/h.



***


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Comentários

Anônimo disse…
Vcs poderia m ter explicado bem melhor essa questão mas mt obg
Unknown disse…
Olá, eu tenho uma dúvida. Por que Y= 16/60 ficou igual à 4/15? Aparentemente os resultados foram dividido por 4, mas por quê?
Olá Gustavo Soares. Eu simplifiquei a fração, dividindo o numerador e o denominador por 4, para facilitar o cálculo, pois assim, os números ficam menores, mas nada impede de utilizar a fração sem simplificar. Sds

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