Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 15 – Vestibulinho – Etec – 2° semestre – 2.015

O transporte de areia apresenta uma característica própria: o caminhão é carregado e, durante o transporte, devido ao movimento e trepidação, a areia se adensa e, além do mais, a carga perde água diminuindo o volume físico.

Assim, para evitar dúvidas, quando o caminhão de areia chega à obra, o volume da areia deve ser calculado.


Como calcular o volume de areia em um caminhão?

Primeiro, obtém-se a altura da areia em cinco pontos estratégicos, a saber: no centro do monte (parte mais alta) e em cada um dos cantos da caçamba, conforme figura.

Depois, deve-se medir as dimensões internas da caçamba (comprimento e largura).

Finalmente, o volume (V) será a média aritmética das cinco alturas, multiplicada pela largura (L) e pelo comprimento (C) da caçamba, isto é:



Observações:
  • A figura é meramente ilustrativa.
  • M1, além de representar o ponto onde foi feita a medida, também representa a altura da areia nesse mesmo ponto. As especificações para M1 valem para M2, M3, M4 e M5.

<http://tinyurl.com/m5feyun> Acesso em: 01.03.2015. Adaptado.

Um caminhão carregado de areia chega a uma determinada obra e tomam-se as medidas necessárias para o cálculo do volume, de acordo com o processo descrito no texto.

As alturas obtidas são 0,8 m; 0,7 m; 0,9 m; 0,8 m e 1,2 m. O comprimento e a largura internos da caçamba são 5,0 m e 2,4 m, respectivamente.

Assim sendo, o volume de areia, em metros cúbicos, é

(A) 9,44.
(B) 9,82.
(C) 10,24.
(D) 10,56.
(E) 10,78.

Solução: (D)

Vareia = [(0,8 m + 0,7 m + 0,9 m + 0,8 m + 1,2 m) / 5] · 5,0 m · 2,4 m

Vareia = 0,88 m · 5,0 m · 2,4 m = 10,56 m3

***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
por que da 0,88?
Olá, é que você tem que somar (0,8 m + 0,7 m + 0,9 m + 0,8 m + 1,2 m) cujo resultado é 4,4 e dividir por 5.
Sds
Olá DestineXp! O que você não entendeu?

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores