Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

A diferença entre um número e um algarismo é semelhante à diferença entre uma palavra e uma carta ou uma letra.

As letras do alfabeto compõem palavras e algarismos compõem os números, que representam números.

Historicamente, se costuma pensar que o primeiro sistema de numeração desenvolvido pelo home, tal como a conhecemos hoje, é o sistema de numeração hindu-arábico, estabelecido no século VII, que utiliza tanto os números como os dígitos. No entanto, a utilização do algarismo zero não foi amplamente aceita e difundida, na verdade, um espaço foi usado no lugar do zero durante muitos séculos.

Até o século 13, os algarismos hindu-arábicos não eram conhecidos em muitos círculos matemáticos europeus. Na verdade, esses algarismos aparecem pela primeira vez no mundo europeu em Liber Abaci (1202), que é um livro sobre aplicações aritméticas escrito por Leonardo de Pisa, conhecido mais tarde como Fibonacci.

Além disso, os algarismos hindu-arábicos só foram amplamente reconhecidos e utilizados por volta do século 15. Até o final do século 20, quase todos os cálculos não digitais no mundo foram feitos com esses algarismos hindu-arábicos.

Números


Nos tempos antigos, as pessoas precisavam contar e medir objetos. Portanto, os números foram introduzidos para a contagem e medição de itens utilizados nas trocas tais como galinhas, vacas e barris de rum.

Eles precisavam apenas dos números naturais. Mais tarde, existe a necessidade dos números inteiros quando o sistema de trocas é substituído pelo sistema monetário e assim acontece com os números racionais (isto é, as fracções).

Na atualidade, no contexto da matemática moderna, falamos sobre diferentes categorias de números, como números reais, números complexos, números racionais e irracionais, e assim por diante.

Algarismos


Um algarismo é um único símbolo em na representação numérica de um número. O algarismo apresenta dois valores: o valor posicional (ou relativo) e o valor absoluto.

Em outras palavras o valor de um número é único, mas o valor de um dígito pode ser diferente, dependendo da posição que ocupa no número. Em outras palavras, um algarismo mantém um valor posicional, bem como um valor absoluto.

Por exemplo, 2 e 246 são números. O 2 é um número de um único algarismo, mas 246 é um número de três algarismos. O valor relativo do "2" em cada número é diferente.

Um algarismo é um único símbolo no conjunto {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}. Estes são os 10 algarismos utilizados no sistema de base dez (sistema decimal) para formar todos os números. Por exemplo, o dígito 2 e o algarismo 9, quando combinados formam o 29 ou 92, que estão representados em um sistema de numeração posicional.

Em nosso sistema decimal, os algarismos de 0 a 9 também são chamados dígitos. A palavra algarismo tem sua origem no nome do famoso matemático Al-Khwarizmi. A palavra dígito é derivada da palavra em latim digitum, que significa dedo da mão, assim podemos facilmente utilizar os nossos dedos para corresponder aos símbolos do sistema decimal.




Fonte: POSAMENTIER, Alfred S. FARBER, William. GERMAIN-WILLIAMS, Terri L. PARIS, Elaine. THALLER, Bernd. LEHMANN, Ingmar. 100 commonly asked questions in math class : answers that promote mathematical understanding, grades 6–12. Corwin a SAGE Company: California (EUA),  2.013.


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