Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem...

Por que 0! = 1 ?

Fatorial ou notação fatorial desempenha um papel significativo no estudo sobre combinações e permutações.

Vamos primeiro definir o que é um fatorial e como ele é usado. Em “geral, fatoriais são apenas produtos, e o símbolo usado para indicar um fatorial é o ponto de exclamação “!”.


Por exemplo, "cinco fatorial", escrito como 5! é igual a 1 · 2 · 3 · 4 · 5 = 120.


Nota: n! significa o produto de todos os números inteiros positivos menores e igual a n; isto é, n! = 1 · 2 · 3 · ...  · n ou como alguns autores preferem n! = n · ... · 3 · 2 · 1.


Em regra geral n! = 1 · 2 · 3 · 4 · ... · (n – 2) · (n – 1) · n, logo podemos expressar n! como n · (n – 1)!.


Isso vai nos ajudar a justificar o valor de 0!.


Embora seja definido 0! como igual a 1, o exemplo a seguir vai ajudar a justificar esta definição.


Podemos aplicar nossa conclusão de que n! = n · (n – 1)!, para o caso em que n = 1 obtendo:


1! = 1 · (1 – 1) = 1 · 0! = 0


Então simplificando temos 1 = 0!


Talvez o leitor não esteja acostumado com este tipo de demonstração, contudo apresento a você outra maneira de olhar para o 0!: considerando o número de permutações de um conjunto.


A permutação de n elementos distintos é um agrupamento ordenado desses elementos, tal que a diferença entre um agrupamento e outro se dê apenas pela mudança de posição entre seus elementos.


Se n representa o número de elementos de um conjunto, digamos n = 1, então o número de permutações, n! = 1! = 1.


Se n = 2, então o número de permutações é igual a 2! = 2 · 1 = 2 ou olhando para os arranjos dos elementos do conjunto: (2, 1), (1, 2).


Se n = 3, em seguida, o número de permutações é igual a 3! = 3 · 2 · 1 = 6 ou arranjos dos elementos do conjunto: (1, 2, 3), (1, 3, 2), (2, 1, 3), (2, 3, 1), (3, 1, 2), (3, 2, 1).


Portanto, para n = 0, 0! é equivalente ao número de permutações de um conjunto vazio, que é ordenada de uma única maneira, de modo 0! = 1.


Fonte: POSAMENTIER, Alfred S. FARBER, William. GERMAIN-WILLIAMS, Terri L. PARIS, Elaine. THALLER, Bernd. LEHMANN, Ingmar. 100 commonly asked questions in math class : answers that promote mathematical understanding, grades 6–12. Corwin a SAGE Company: California (EUA),  2.013.



***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores