Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

NewMerologia

Lee Sallows é um matemático especialista em quadrados mágicos e sugeriu um método baseado em palavras que denotam números denominado “NewMerologia” (“new merology”, em inglês) para substituir o tradicional método de gematria que relaciona números a nomes.

A gematria define como A = 1, B = 2, C = 3 até Z = 26 na sequência soma-se todos os valores correspondentes as letras do nome.

Observe por exemplo o número 1 que em inglês é ONE em gematria temos: 15 + 14 + 5 = 34. Mas o número que corresponde a ONE deveria ser 1.

Os raros números em que seu total na gematria é igual ao seu valor numérico são chamados números perfeitos. Em inglês não apresenta nenhum número que na gematria seja perfeito.

Sallows se perguntou o que ocorreria se associarmos um número inteiro a cada letra, de modo que a maior quantidade possível dos numerais ONE, TWO, etc ... sejam perfeitos.

Para tornar o problema mais interessante, letras diferentes devem ter valores diferentes. E assim, obtemos uma série de equações como:

O + N + E = 1

T + W + O = 2

T + H + R + E + E = 3

As variáveis algébricas O, N, E, T, W, H, R, ... que devemos considerar como números inteiros, todos diferentes.

Iniciamos supondo que E = 1 e N = 2, então em O + N + E = 1, obtemos O = –2. Continuando o raciocínio e aplicando os valores encontrados determinamos os valores para as demais letras para resolução: em N + I + N + E = 9, obtemos I = 4; para T + E + N = 10, obtemos T = 7; para T + W + O = 2, obtemos W = –2.

Em T + H + R + E + E = 3 temos uma nova situação onde temos que considerar H = 3 e obtemos R = –9; em F + O + U + R = 4 considerando F = 5, obtemos U = 10.

Agora obtemos V = –5, em F + I + V + E = 5. Em S + I + X = 6 para obter o valor de X devemos antes resolver S + E + V + E + N = 7, obtendo S = 8 e X = –6.

Para completar a perfeição de ONE a TEN resta apenas E + I + G + H + T = 8, obtendo G = –7.

O problema esta em começar a considerar os valores iniciais de algumas de algumas das letras.

No nosso caso ao considerar E = 1 e N = 2, não conseguimos deixar perfeito o numero zero. Z + E + R + O = 0, obtemos Z = 10, ou seja, Z = U = 10 violando a regra em que as letras devem ter valores diferentes.

Lee Sallows também aplicou a Newmerologia em seus quadrados mágicos, inventando um truque bem interessante.

Escolha qualquer número do quadrado mágico a seguir.


Quadrado Mágico de Lee Sallows


Soletre o número escolhido em inglês, letra por letra. Realize um soma aritmética com os números correspondentes a cada letra no quadro. As letras nos quadrados azuis devem ser subtraídos e os números das casas vermelhas devem ser somados. O resultado será mais ou menos o número que você escolheu.

Por exemplo: 22 → TWENTY – TWO: T + W + E + N + T + Y + T + W + O

20 – 25 – 4 – 2 + 20 – 25 + 7 = 22

Temos uma boa oportunidade de realizar uma atividade em sala de aula unindo o ensino da matemática com o ensino do idioma inglês.

Para aqueles que tem dificuldades em lembrar dos números em inglês temos:

1 – ONE

2 – TWO

3 – THREE

4 – FOUR

6 – SIX

7 – SEVEN

9 – NINE

11 – ELEVEN

12 – TWELVE

16 – SIXTEEN

17 – SEVENTEEN

20 – TWENTY

22 – TWENTY–TWO

24 – TWENTY–FOUR

25 – TWENTY–FIVE

27 – TWENTY–SEVEN


Fonte: STEWART, Ian. Almanaque das Curiosidades Matemáticas. Rio de Janeiro: Zahar, 2.009.


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