Mais
uma das famosas “bruxaria” anuais. Esta fez sucesso em 2.011.
A
pessoa fala a quantidade semanal (de duas a nove veze) que realiza ou gostaria
de realizar sexo.
Então
o “bruxo” pede para realizar uma sequência de cálculos e no final a pessoa fala
o resultado e lhe é revelado a sua idade e o número de vezes que realiza sexo
(ou gostaria de realizar).
Vamos
entender oque está ocorrendo algebricamente:
- escolha
o número n de vezes que faz sexo por semana, o número deve esta no
intervalo 1 < n < 10;
- multiplique
por 2, então 2 ∙ n;
- some
5, então 2 ∙ n + 5;
- multiplique
por 50, então (2 ∙ n + 5) ∙ 50 = 100 ∙ n + 250;
Agora
temos dois caminhos a seguir:
(i) se já fez
aniversário:
- some
1761, então 100 ∙ n + 250 + 1761 = 100 ∙ n + 2011
- subtrair
a data do ano d em que você nasceu, então 100 ∙ n + 2011 – d;
- diga
o resultado;
(ii) se já ainda não
fez aniversário:
- some
1760, então 100 ∙ n + 250 + 1760 = 100 ∙ n + 2010
- subtrair
a data do ano d em que você nasceu, então 100 ∙ n + 2010 – d;
- diga
o resultado;
Em
ambos os casos a solução é um número de três dígitos e o importante é que: o
primeiro digito (a centena) indica o número de vezes que a pessoa faz (ou
gostaria de fazer) sexo na semana, e os outros dois números (dezena e unidade)
indicam a idade da pessoa.
Observe
que:
- a
idade da pessoa deve ser menor que 100 anos ou vai interferir nas conclusões do
“bruxo”;
- no
primeiro caso temos 2011 – d,
indicando que o truque funciona apenas em 2.011 e no segundo caos temos 2010 – d, que indica que a pessoa ainda não fez
aniversário no ano de 2.011, portanto o bruxo pode saber exatamente a idade da
pessoa.
Para
realizar esta “bruxaria” você deve alterar os valores dos números que são
somados nos passos (i) e (ii):
(i) se já fez
aniversário o número a ser somado deve ser o resultado de:
(ano atual) – 250
Por
exemplo, em 2.015, o valor somado é 1765 (o resultado de 2015 – 250).
(ii) se já ainda não
fez aniversário o número a ser somado deve ser o resultado de:
(ano atual) – 251
Por
exemplo, em 2.015, o somado é 1764 (o resultado de 2015 – 251).
A única coisa que não posso explicar o porque do termo "Matemática do Sexo".
***
Professor compartilhe sua criatividade!
|
Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!
|
Comentários