Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem...

"Teorema do Ordenado" de Dilbert

Agora entendo o motivo do professor ganhar pouco ...

O "Teorema do Ordenado" de Dilbert estabelece que:
Fonte:http://blog.sfgate.com/techchron
/files/2013/05/Dilbert.jpg

"A ignorância é o caminho mais curto para a riqueza"

Outros consideram o seguinte:

"Os professores, os engenheiros e os cientistas nunca podem ganhar tanto como os executivos e os comerciantes".

Pode parecer impossível, mas podemos demonstrar matematicamente este teorema partindo de dois postulados.

O leitor concorda que:

1º Postulado: "O conhecimento é poder".

2º Postulado: "O tempo é dinheiro".

A Física tem o seguinte axioma que é apresentado no Ensino Médio, e que todos conhecem (ou deviam conhecer):

Poder (Potência) = Trabalho/Tempo

Como Conhecimento = Poder, teremos:

Conhecimento = Trabalho / Tempo

E como Tempo = Dinheiro, temos que:

Conhecimento = Trabalho / Dinheiro

Portanto:

Dinheiro = Trabalho / Conhecimento

Assim, se "Conhecimento" se aproxima de zero, "Dinheiro" tende para o infinito, independentemente da quantidade de trabalho feito1.

ou seja,

Q.E.D.2:

"Quanto menos se sabe mais se ganha"

1 Para entender melhor pegue uma calculadora e realize as seguinte operações anotando os resultados: 9 ÷ 1; 9 ÷ 0,1; 9 ÷ 0,01; 9 ÷ 0,001; 9 ÷ 0,0001; ... Observe que quanto mais o valor que estamos dividindo (1; 0,1; 0,01; 0,001; 0,0001; ...) se aproxima de zero, maior o quociente da divisão. Assim podemos afirma que: se "Conhecimento" se aproxima de zero, "Dinheiro" tende para o infinito.


2 Q.E.D. - "quod erat demonstrandum" - "o que era para ser demonstrada".



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