Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Paradoxo: Menino ou Menina?

Maria e João têm dois filhos. Seu primeiro filho é um menino chamado Jack.

Qual é a probabilidade do casal ter dois filhos de sexos diferentes?

Isto parece à primeira vista, uma questão ridiculamente simples. Se admitir que venha nascer um menino ou uma menina, e que o sexo do primeiro filho não interfere em nada com o sexo do próximo filho, então não há dúvida de que a probabilidade de que a segunda criança ser uma menina (portanto, não do mesmo sexo que o primeiro filho) é de 1 em 2.

E essa é a resposta: 1 em 2.

Simples, não? 

Mas agora vamos considerar outro casal, Josefina e José, que também tem duas e somente duas crianças. Sabemos que um deles é um menino, mas não sabemos se ele é seu filho mais velho ou mais novo.

A pergunta é: qual é a probabilidade do sexo da outra criança deste casal ser de um menino ou de uma menina?

Embalado pelos nossos raciocínio anterior, podemos prever a sua chance também de 1 em 2.

E é isso?
 
Só que não!! Surpreendentemente, essa resposta está errada!!

A resposta certa é 2 em 3 para que seja uma menina e 1 em 3 para que seja um menino.

Vamos considerar as possibilidades dos sexos dos filhos Josefina e Joseph, seja Y indicando menino e X indicando menina, então ao casal poderia ter dois meninos (YY), duas meninas (XX), um menino seguido por uma garota (YX) ou uma menina seguido de um menino (XY).

A única coisa que sabemos com certeza é que um dos seus dois filhos é um menino, então as duas meninas (XX) hipótese está descartada.

Das três hipóteses restantes: (YY), (YX) e (XY), uma hipótese (YY) envolve apenas meninos, então a probabilidade da segunda criança ser menino é de 1 em 3. As outras duas hipóteses (YX e XY) envolvem crianças de diferentes sexo, e temos que considerar as suas hipóteses pelo fato de que não sabemos quem nasceu primeiro, portanto, a probabilidade da segunda criança ser menina é de 2 em 3.

Difícil de acreditar, não é? É por isso que o paradoxo é tão divertido. Temos que pensar um pouco para compreendê-lo.


Baseado de: CRATO, Nuno. Figuring It Out Entertaining Encounters With Everyday Math. Springer Heidelberg Dordrecht London New York, 2.010.


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Comentários

As crianças alegra a casa menino ou menina é sempre bem vindo
os filho (as) são erança de Deus
E se e vim gêmeos kkkk
Olá Claudio, concordo com você! Quanto a questão sobre gêmeos lembre-se que sempre um nasce primeiro que o outro :) !

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