Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

O P.E.M.D.A.S. das Expressões Aritméticas

Nas redes sociais vez ou outra aparece alguma expressão aritmética com o título de “Qual o resultado correto?”, “Resolva se for capaz!”, “Teste seu Q.I” entre outas.


Na sequência temos alguns exemplos que encontrei nas redes sociais:





A expressão aritmética apresenta apenas números e operadores matemáticos (adição subtração, multiplicação, divisão, fração, potência, radical, ...) e não deve ser confundida com a expressão algébrica, que apresenta letras e números.


Para se resolver uma expressão aritmética devemos seguir uma ordem na resolução de cada operação e, em alguns casos, são utilizados símbolos especiais que separam a parte da expressão que deve ser resolvido primeiramente.


Estes símbolos são os parênteses “( )”, os colchetes “[ ]” e as chaves “{ }”.





A resolução de uma expressão aritmética não deve ser feita na mesma sequência eu se lê a expressão.


A sequência de resolução definida pelos matemáticos é:


(i) observe se existem símbolos que separam alguma parte da expressão: neste caso: 1º se resolve o que está entre os parênteses “( )”; 2º se resolve o que está entre os colchetes “[ ]”, e; 3º se resolve o que está entre as chaves “{ }”;


(ii) a ordem de resolução das operações matemáticas é: 1º potências; 2º Multiplicação ou Divisão na ordem que aparece (da esquerda para a direita), e; 3º Adição ou Subtração na ordem que aparece (da esquerda para a direita);


Caso a ordem não seja seguida pode ocorrer erros na resolução, onde se obtêm diversos resultados.


Para não esquecer lembre-se de P.E.M.D.A.S.: P de parênteses; E de expoente (potência e radical); M de multiplicação; D de divisão; A de adição e S de subtração.


Na Figura temos uma "zigurate hierárquica" das operações na qual a sequência deve ser do topo para a base.





P
( ) [ ] { }




E
Potência e Radical



M
Multiplicação
→ → →


D
Divisão
→ → →


A
Adição
→ → →


S
Subtração
→ → →



O professor pode confeccionar uma cartaz para deixar a vista dos alunos na sala para que seja consultado em caso de dúvidas.


O professor deve lembrar aos seus alunos que potência e radical são operações inversas, assim como multiplicação e divisão e a adição e subtração.


De uma forma geral temos apenas duas operações matemáticas básicas: a Adição e a Multiplicação, mas este assunto fica para outro dia ...





Comentários

Unknown disse…
Vc não resolveu o problema

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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