Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

A Matemática torna-se Viral

Enfim algo sobre Matemática se torna “viral” nas redes sociais.

Tudo começou em Singapura quando Kenneth Kong, um apresentador de TV de Singapura, fez a pergunta alucinante de matemática lógica dizendo que era para crianças com idade em torno de 10.
 
Questão de matemática desafia os alunos a descobrir a data do aniversário de Cheryl (Foto: Reprodução/Facebook/Keneth Kong)

A questão chocou a população virtual, pela dificuldade da resolução e pelo nível de dificuldade citada por Kenneth.

Posteriormente chegou ao conhecimento da população virtual que se trata de uma questão originalmente da Olimpíada de Matemática de Singapura e que é classificada com o nível de dificuldade para alunos com 14 anos.

Mas é um quebra-cabeça lógico que não requer qualquer aritmética real para resolver.

Você pode resolver este problema de matemática alucinante dada aos alunos de Singapura?


"Albert e Bernard são os novos amigos de Cheryl, e eles querem saber quando é o aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista de 10 possíveis datas:

15 de maio >> 16 de maio >> 19 de maio
17 de junho >> 18 de junho
14 de julho >> 16 de julho
14 de agosto >> 15 de agosto >> 17 de agosto

Cheryl, então, diz a Albert e Bernard, separadamente, o mês e o dia do seu aniversário, respectivamente.

Albert: "Eu não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas eu sei que Bernard não sabe também".

Bernard: "No começo eu não sabia quando é o aniversário de Cheryl, mas agora eu sei".

Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário de Cheryl."

Afinal, quando é o aniversário de Cheryl?"

Experimente e resolvê-lo sozinho antes de seguir (a solução segue logo abaixo).




***

A resolução deste problema realiza-se seguindo um processo de eliminação.

Primeiramente: “Cheryl, então, diz Albert e Bernard separadamente do mês e no dia do seu aniversário, respectivamente” significa que a Albert é revelado apenas o mês e a Bernard é revelado apenas o dia.
  
Albert sabe o mês, mas não o dia, mas ele nos diz que Bernard não pode saber também.

Então Bernard não pode saber que o aniversário é dia 18, ou dia 19, porque estes dias não estão se repetindo em outros meses.

Lembre-se que Bernard sabe o dia e se Albert chegou a conclusão que Bernard não pode saber o mês, caso contrario saberia imediatamente o mês. Então o dia deve se repetir em outro mês e não aparece apenas uma vez em um mês especifico.

Albert declara que Bernard não sabe a data do aniversário, então os meses de maio e de junho devem ser descartados (o dia 19 só aparece em maio e no dia 18 só aparece em junho).

Em outras palavras, se Cheryl disse a Albert que seu aniversário era em maio ou em junho, então ele não pode ter certeza que Bernard não sabe a data, uma vez que Cheryl poderia ter dito a Bernard dia 18 ou dia 19.

Em seguida, Bernard diz que ele não sabia, mas agora ele descobriu. Então Albert dizendo que não pode ser maio ou junho deixou Bernard com uma maneira de descobrir a resposta certa.

Isso significa que o dia que Cheryl revelou a Bernard tem que ser a única data restantes que não se repita nos meses de julho e  agosto. Caso contrário, ele nunca descobrir a data.

Apenas uma data se encaixa nessa descrição: 16 de julho que é a resposta.

Na vida real, é claro, a resposta seria que Cheryl não é, provavelmente, uma companhia muito divertida para os amigos Albert e Bernard.

Fonte:



Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores