Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Coisas divertidas para o Professor realizar no primeiro dia de aula

  1. Depois de confirmar os nomes de todos na lista, agradecer a classe por se inscreverem para a corrida solidária promovida pela instituição e mencione que ontem foi o último dia para desistir e caminhe em direção a porta. 
  2. Depois de ligar o projetor de slides, aperte seu peito e grite: "meu coração!". 
  3. Combine com um ou dois alunos de outra turma para irem à classe para entregar algumas pilhas de papeis dizendo que se trata das resoluções das listas de exercícios referente a DP que estão fazendo dessa disciplina. 
  4. Aos poucos comece a falar de forma mais lenta e suave e, de repente, aponta para um estudante e gritar "VOCÊ! O que eu acabei de dizer?". 
  5. Ministre sua palestra por meio de um fantoche de mão. Se um aluno lhe fizer uma pergunta diretamente, diga em voz estridente, "O Professor não pode ouvi-lo, você terá que perguntar a mim, Winky Willy". 
  6. Se alguém fizer uma pergunta, caminhe silenciosamente até a sua carteira, entregar-lhe o seu pedaço de giz, e pergunta: "Você gostaria de dar a aula, o Sr. Espertinho?". 
  7. Escolha alunos aleatórios, faze-lhes perguntas, e com um cronometro na mão marque o tempo de suas respostas. Anote os seus tempos no seu livro de notas enquanto murmura "tsk, tsk".
  8. Peça aos alunos para chamá-lo(a) de "Sininho" ou " Buzz Lightyear". 
  9. Pare no meio da aula, franzir a testa por um momento, e depois pergunte a classe se está bem vestido. 
  10. Coloque para tocar "Kumbaya" no celular. 
  11. Mostre um vídeo sobre a tortura medieval comparando com a sua aula de cálculo. Ria durante todo o vídeo. 
  12. Durante a aula de cálculo alerte os alunos "você vai precisar disso", e escreva na lousa o número do telefone de um hospital psiquiátrico. 
  13. Faça perguntas ocasionais, mas murmure "como se pobres mortais saberiam disso" e seguir prossiga com a aula, antes que alguém pode responder. 
  14. Alerte aos estudantes que o total de suas notas será baseado em uma única pergunta-exame  oral final. Implica que esta pergunta-exame poderia acontecer a qualquer momento. 
  15. Peça a um voluntário para uma demonstração. Peça-lhe para assinar um papel (mera formalidade) enquanto você colocar um avental de chumbo e acender um maçarico. 
  16. De vez em quando, congelar no meio da frase e olhar para o nada por alguns minutos. Depois de um longo silêncio, retome a sua frase e prossiga com a aula normalmente. 
  17. Use um capacete "realidade virtual" e luvas estranhas. Quando alguém fizer uma pergunta, vire na direção deles e faça movimentos de mirabolante com as mãos. 
  18. Diga a seus estudantes de matemática que você é um grande admirador da matemática babilônica e rejeita o sistema decimal. Toda a lista de exercício e prova deve ser resolvida por meio do sistema de numeração de base 12. Use um símbolo complicado para representar o número 11. Alerte os alunos sobre o que ocorre quando suas orientações não são seguidas.
  19. Anunciar que toda a Enciclopédia Barsa será leitura obrigatória para a sua classe. Peça um relatório sobre o primeiro volume, para a próxima aula.


Fonte: 50 Fun Things for Professors ToDo on the First Day of Class .Acessado em 18/03/2.015.

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