Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Estratégia para resolver uma prova

Devo primeiro dizer que a maioria das informações deste texto se aplica a provas com algum tipo de pontuação numérica: provas de solução de problemas como as que você encontrará nas aulas de matemática e ciências, provas de múltipla escolha e provas do tipo certo ou errado.

Pode parecer demasiadamente óbvio mencionar, mas você precisa entender como uma prova é pontuada. nas provas de matemática e ciências, todos os problemas recebem peso igual, ou vários problemas têm diferentes pontuações, e as pontuações são claramente indicadas em cada questão.

Obviamente, também ajuda conhecer as preferências de seu professor; a maioria deles coloca nas provas o material que considera mais importante. Se um professor disser que algo é importante, haverá boa probabilidade de que ele venha a cobrar isso na prova. 

Se você souber o que seu professor tem preferência por certo tipo de problemas, certifique-se de fazer todas as lições relacionadas a esse tipo de problema.

Também é importante saber se seu professor dá crédito parcial em um problema. Muitos  - talvez a maioria - dos professores de matemática ou ciências dão, porque consideram que o fato de encaminhar a resposta na direção de uma solução correta para o problema merece algum crédito (eu me encaixo nesta categoria).

Por fim, você deve procurar saber em provas de múltipla escolha ou em provas do tipo certo ou errado se será penalizado no caso de escolher uma resposta incorreta (estou pensando seriamente em adotar esta metodologia). Isso é extremamente importante, porque determina quando você deve chutar.

Se não houver nenhuma penalidade ao chutar, como provas do Saresp, ENEM, e as provas da maioria dos concursos e vestibulares, não é recomendável deixar uma única questão sem resposta. Na verdade, com três minutos restantes e nenhuma penalidade pelo chute, você deve assinalar uma opção para todas as questões não respondidas.

Alguns peritos recomendam sempre chutar "errado" em questões de certo e errado e na alternativa "C" em questões de múltipla escolha. Minha recomendação é chutar aleatoriamente, dessa forma, no longo prazo você deve alcançar uma média de acertos satisfatória.

Alguns provas de concursos (e futuramente as minhas provas), tem penalidades para respostas incorretas. Mais uma vez, o valor esperado entra em cena para ajudá-lo aqui, porque você pode utilizar a matemática para calcular o valor esperado de uma chute.

Por exemplo, se houver uma prova de múltipla escolha onde cadas questão apresenta cinco alternativas e uma questão respondida corretamente vale 5 pontos, uma questão não respondida vale 0 pontos e um questão respondida incorretamente vale -2 pontos. Sua probabilidade de acertar a questão no chute é de 1/5. 

Como resultado, o valor esperado de um completo chute é de:

1/5 x 5 + 4/5 x (-2) = -3/5

Uma vez que esse resultado é inferior a zero, obviamente é melhor não responder a essa questão chutando.

Entretanto caso você possa eliminar algumas das alternativas, por exemplo, você tem certeza que duas das alternativas são incorretas, você agora irá chutar entre três alternativas diferentes. Seu valor esperado neste caso é:

1/3 x 5 + 2/3 x (-2) = 1/3

Como este resultado é maior do que zero, vale a pena chutar. É importante conhecer a informação obtida por este cálculo ao fazer uma prova.

Supondo que você tem todas estas informações e o professor ou fiscal entrega o caderno de questões da prova e diz para começar a resolver. E agora?

Primeiro examine cada questão e, se souber imediatamente a resposta ou souber como resolvê-la, faça isso. Se não souber, passe para a próxima questão, até que encontre uma questão que tenha condições de responder. Se não encontrar esta questão então caro amigo ou você está fazendo o curso errado ou não estudou o suficiente. É recomendável continuar a prova utilizando a mesma estratégia de tal modo que, na primeira passada, você já tenha respondido a todas as questões fáceis.

Há uma razão aritmética sólida para isso. Se estivesse planejando fazer um trabalho, você preferiria um fácil que paga R$ 20,00 por hora ou um difícil que paga R$ 10,00 por hora? A resposta é obvia - mas o seu professor paga em pontos por minuto em vez de reais por hora.

Selecionar as questões mais fáceis é o melhor modo de começar uma prova, por razões psicológicas e lógicas. Garantir alguns pontos logo no início é um bom modo de aliviar a tensão dos primeiro minutos iniciais de uma prova.

Depois de verificar toda a prova, se for uma prova do tipo certo e errado ou de múltipla escolha, estime o número de questões, o tempo restante e calcule o tempo médio que levará para responder cada questão. Então continue resolvendo a prova, alocando essa média para cada questão.

Se não descobrir a resposta no tempo alocado, chute ou pule-a (depende do valor esperado do chute ser maior que zero).

Se a prova apresentar questões com valores diferentes deve-se descobrir quantos pontos totais ainda restam e também o tempo restante, calcular o número médio de minutos por ponto e então alocar para cada problema esta média multiplicada pelo valor de pontos do problemas.

Por exemplo, se houver 50 pontos para completar a prova e você tem apenas 30 minutos. a média será de 3/5 de um minuto por ponto. Portanto, um problema de 15 pontos deve ser resolvido em:

15 x 3/5 = 9 minutos

Se não estiver acostumado a realizar cálculos mentais recomenda-se resolver as questões de pontuação mais baixa porque provavelmente serão as mais fáceis.

Muitos estudantes perdem tempo preciso em questões difíceis. o seu subconsciente pensam, erroneamente, que ao resolver uma questão difícil, tudo ficará mais fácil na sequência. 

Curiosamente, livrar-se primeiro das coisas mais difíceis é uma excelente estratégia para tarefas rotineiras, como lavar roupa, lavar louça, mas você não pode ser dar ao luxo de perder um tempo precioso durante uma prova.

Fonte: STEIN, James D. A matemática pode mudar sua vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

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