Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Leitura & Escrita Númerica"

Objetivo Matemático: O aluno será capaz de digitar e ler números decimais no display da calculadora.

Séries / Anos: Ensino Fundamental I.

Materiais: aluno deve ter uma calculadora e um papel para anotações.

Atividade: Peça aos alunos para realizar algumas somas com os valores que irá falar e no final diga qual o valor de deve ser mostrado no display para que o aluno possa conferir se as operações e números foram digitados corretamente.

Exemplos:

(a) 7 milésimos; 5 décimos e 3 centésimos; 4 décimos e 9 milésimos; 14 milésimos; 4 centésimos. Verifique no Display = 1.0

(b) 4 décimos e 6  centésimos; 3 milésimos; 8 centésimos; 57 milésimos. Verifique no Display 0.6

(c) 4 centésimos e 6 décimos; 9 milésimos; 27 centésimos; 1 décimo; 5 milésimos. Verifique no Display 1.024

(d) 7 centésimos e 9 milésimos; 2 décimos; 8 centésimos e 9 milésimos; 4 décimos e 6 centésimos; 2 milésimos. Verifique no Display = 0.83

(e) 3 décimos e 6 centésimos; 1 centésimo; 7 centésimos e 8 milésimos; 5 décimos e 2 milésimos; 5 centésimos. Verifique no Display = 1.0

(f) 5 décimos; 4 centésimos; 3 décimos e 2 milésimos; 1 décimo e 9 milésimos. Verifique no Display = 0.951

(g) 7 milésimos; 5 centésimos; 2 centésimos e 1 milésimo; 1 décimo e 4 milésimos; 1 décimo, 7 centésimos e 8 milésimos. Verifique no Display = 0.36

(h) 5 milésimos; 5 décimos e 1 centésimo; 4 milésimos; 8 centésimos; 1 milésimo. Verifique no Display = 0.6

Peça ao aluno que escreva o número que aparece no display e “como se lê” este número.

Esta atividade pode ser facilmente simplificada para as crianças com dificuldades específicas: por exemplo, aqueles alunos que confundem 14 e 41.

Notas de Ensino: Vendo o mesmo número expresso de diferentes maneiras ajuda ao aluno a ligar o símbolo à palavra escrita. Pode-se pedir ao aluno que explique como digitou os números ou como evitam cometer erros de digitação.

Esta atividade pode parecer “boba” na primeira vista, mas é muito importante que o aluno desenvolva estes conceitos e o professor deve ter uma atenção especial no modo como lê um número decimal para não criar vícios nos alunos como, por exemplo, ler o número decimal 0,14 como “zero vírgula quatorze” ou “zero vírgula um quatro” ao invés do correto “quatorze décimos” ou “um décimo e quatro centésimo”.

A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.


***

Atenção

Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.

A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.

É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.

Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.

Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators : activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.

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