Objetivo Matemático: O aluno será capaz de digitar e ler números decimais no display da calculadora.
Séries / Anos: Ensino Fundamental I.
Materiais: aluno deve ter uma calculadora e um papel para anotações.
Atividade: Peça aos alunos para realizar algumas somas com os valores que irá falar e no final diga qual o valor de deve ser mostrado no display para que o aluno possa conferir se as operações e números foram digitados corretamente.
Exemplos:
(a) 7 milésimos; 5 décimos e 3 centésimos; 4 décimos e 9 milésimos; 14 milésimos; 4 centésimos. Verifique no Display = 1.0
(b) 4 décimos e 6 centésimos; 3 milésimos; 8 centésimos; 57 milésimos. Verifique no Display 0.6
(c) 4 centésimos e 6 décimos; 9 milésimos; 27 centésimos; 1 décimo; 5 milésimos. Verifique no Display 1.024
(d) 7 centésimos e 9 milésimos; 2 décimos; 8 centésimos e 9 milésimos; 4 décimos e 6 centésimos; 2 milésimos. Verifique no Display = 0.83
(e) 3 décimos e 6 centésimos; 1 centésimo; 7 centésimos e 8 milésimos; 5 décimos e 2 milésimos; 5 centésimos. Verifique no Display = 1.0
(f) 5 décimos; 4 centésimos; 3 décimos e 2 milésimos; 1 décimo e 9 milésimos. Verifique no Display = 0.951
(g) 7 milésimos; 5 centésimos; 2 centésimos e 1 milésimo; 1 décimo e 4 milésimos; 1 décimo, 7 centésimos e 8 milésimos. Verifique no Display = 0.36
(h) 5 milésimos; 5 décimos e 1 centésimo; 4 milésimos; 8 centésimos; 1 milésimo. Verifique no Display = 0.6
Peça ao aluno que escreva o número que aparece no display e “como se lê” este número.
Esta atividade pode ser facilmente simplificada para as crianças com dificuldades específicas: por exemplo, aqueles alunos que confundem 14 e 41.
Notas de Ensino: Vendo o mesmo número expresso de diferentes maneiras ajuda ao aluno a ligar o símbolo à palavra escrita. Pode-se pedir ao aluno que explique como digitou os números ou como evitam cometer erros de digitação.
Esta atividade pode parecer “boba” na primeira vista, mas é muito importante que o aluno desenvolva estes conceitos e o professor deve ter uma atenção especial no modo como lê um número decimal para não criar vícios nos alunos como, por exemplo, ler o número decimal 0,14 como “zero vírgula quatorze” ou “zero vírgula um quatro” ao invés do correto “quatorze décimos” ou “um décimo e quatro centésimo”.
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
Atenção
Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.
A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.
É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.
Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators : activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.
Comentários