Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Faça sua Escolha"

Objetivo Matemático: O aluno deve pensar no cálculo antes de realizá-lo e identificar o método mais adequado e eficaz de resolvê-lo.

Séries / Anos: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Materiais: Calculadora e uma Folha de Registro.

Atividade: Diga ao aluno que analise Folha de Registro, conforme o modelo abaixo e responder aos problemas propostos.

Após a análise diga ao aluno:

1. Escolha duas expressões algébricas para o qual você acha que a melhor maneira de responder é usando matemática mental (responder de cabeça);

2. Escolha duas expressões algébricas para o qual você usaria um cálculo com papel e lápis;

3. Escolha duas expressões algébricas que são melhores respondidas usando uma calculadora;

O aluno deve, então, explicar o seu raciocínio na escolha do método para resolver cada expressões algébricas.

Modelos de Folha de Registro

Problema

Método de Cálculo
(mental, calculadora, de papel e lápis)
Motivo da Escolha
14 + 21


79 + 42


7 x 9


20 x 40


600 ÷ 30


400 ÷ 25





Notas de Ensino: Discutir as escolhas do aluno e pedir-lhe para explicar por que ele escolheu um método específico para o cálculo. As respostas do aluno permite ao professor uma visão sobre seus processos de pensamento, o seu nível de confiança na seleção de métodos de calcular, e possíveis mal-entendidos.

A mesma análise pode ser abordada em aulas futuras, como parte do processo de resoluções de problemas que envolvam aproximações ou da forma como utilizar a calculadora de forma que se aproximam e de utilização da calculadora de maneira sensata.

Obter estes dados pode ser útil ao professor no momento de avaliar o nível de aprendizado do aluno.

  A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
 ***

Atenção

Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.

A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.

É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.

Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.

Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores