Objetivo Matemático: O aluno deve pensar no cálculo antes de realizá-lo e identificar o método mais adequado e eficaz de resolvê-lo.
Séries / Anos: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Materiais: Calculadora e uma Folha de Registro.
Atividade: Diga ao aluno que analise Folha de Registro, conforme o modelo abaixo e responder aos problemas propostos.
Após a análise diga ao aluno:
1. Escolha duas expressões algébricas para o qual você acha que a melhor maneira de responder é usando matemática mental (responder de cabeça);
2. Escolha duas expressões algébricas para o qual você usaria um cálculo com papel e lápis;
3. Escolha duas expressões algébricas que são melhores respondidas usando uma calculadora;
O aluno deve, então, explicar o seu raciocínio na escolha do método para resolver cada expressões algébricas.
Modelos de Folha de Registro
Problema
|
Método de Cálculo
(mental, calculadora, de papel e lápis)
|
Motivo da Escolha
|
14 + 21
|
|
|
79 + 42
|
|
|
7 x 9
|
|
|
20 x 40
|
|
|
600 ÷ 30
|
|
|
400 ÷ 25
|
|
|
Notas de Ensino: Discutir as escolhas do aluno e pedir-lhe para explicar por que ele escolheu um método específico para o cálculo. As respostas do aluno permite ao professor uma visão sobre seus processos de pensamento, o seu nível de confiança na seleção de métodos de calcular, e possíveis mal-entendidos.
A mesma análise pode ser abordada em aulas futuras, como parte do processo de resoluções de problemas que envolvam aproximações ou da forma como utilizar a calculadora de forma que se aproximam e de utilização da calculadora de maneira sensata.
Obter estes dados pode ser útil ao professor no momento de avaliar o nível de aprendizado do aluno.
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
***
Atenção
Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.
A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.
É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.
Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.
Comentários