Objetivo Matemático: O aluno deve entender que em um número que contenha
 vários dígitos (ou algarismo), a posição do número (se é nas unidades, 
dezenas, centenas, milhares, ...) afeta o valor relativo (valor relativo
 ou valor posicional é o valor que o dígito 
 tem de acordo com a posição que ele ocupa no número), isto é, seu valor
 relativo pode ser diferente do valor absoluto (valor absoluto é o valor
 próprio do digito, independentemente do lugar que ocupa no número.
Séries / Anos: Ensino Fundamental I.
Materiais: uma calculadora por aluno (ou dupla de alunos).
Atividade: Esta atividade é semelhante ao “Explosão de Dígitos”.
Peça aos alunos para introduzidos em suas calculadoras o número de quatro dígitos que se segue:
7345
Peça-lhes para realizar as seguintes operações: 
- Use uma operação para alterar o dígito 4 para 0, no visor deve mostrar 7305.
 
- Use uma operação para alterar o dígito 3 para 2, no visor deve mostrar 7205.
 
- Use uma operação para alterar o dígito 5 para 9, no visor deve mostrar 7209.
 
Após
 cada alteração, pedir ao aluno para explicar seu método, isto é, isto 
é, o que digitou na sua calculadora e por que eles escolheram uma 
sequência particular.
O aluno pode ser 
convidado a selecionar os seus próprios números iniciais e as mudanças, e
 desafiar outro aluno. Isso poderia incluir uma série de desafios entre 
os estudantes na classe. Algumas alterações podem ser feitas em mais de 
uma maneira. Os alunos poderiam ser desafiados a encontrar formas 
alternativas ou todas as formas possíveis para fazer uma alteração.
Aumente
 o nível de dificuldade usando decimais e números com diferentes 
quantidades de dígitos. Por exemplo: se o número foi de 793,246? Pode-se
 pedir para alterar a ordem do dígito 4 e em seguida, alterar o 4 para 
0.
Notas de Ensino: Uma característica 
importante desta atividade é permitir que ao aluno explicar como um 
dígito (por exemplo, 2) pode apresentar diferentes valores relativos 
conforme a ordem que ele está no número (por exemplo, 20).
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
 
 
***
Atenção
Na
 atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o 
desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar 
sobre determinados contextos e situações.
A 
atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas 
exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar
 na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e 
explicar os seus resultados.
É fundamental 
que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao 
realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto 
de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição 
de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
Como
 dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada
 e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades 
de seus alunos. 
Fonte: SPARROW, 
Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: 
activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA),
 2.001.
 
Comentários