Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Adivinhando o Número"

Objetivo Matemático: O aluno irá compreender o conceito de valor posicional e ser capaz de manipular dígitos nas unidades, dezenas e centenas.

Séries / Anos: Ensino Fundamental I.

Materiais: aluno deve ter uma calculadora e um papel para anotações.

Atividade: Separe os alunos em grupos de três. Cada aluno digita, secretamente, um número de três dígitos na calculadora. Por exemplo, um aluno digitou o número 345 na calculadora.

Os alunos se revezam em adivinhar os números inseridos pela pessoa à sua direita.

O jogo começa quando o aluno (Jogador 1) pergunta para o aluno que está na sua direita (Jogador 2) se o número que ele digitou na sua calculadora contém, por exemplo, o dígito 6.

Não se possui, o Jogador 2 tem a oportunidade de fazer uma pergunta ao aluno que está na sua direita (Jogador 3).

No entanto, se o Jogador 1 perguntou para o Jogador 2 se o número contém um dígito que seu número possui, então deve dizer qual a ordem que este dígito está em seu número. Por exemplo, o Jogador 2 digitou o número 345 em sua calculadora, se o Jogador 1 perguntou se o número possui o dígito 4, então o Jogador 2 deve dizer “eu tenho quatro dezenas”.

Jogador 2, então, teria subtraí esse dígito do seu número, obtendo 305 (os outros dígitos permanecer em segredo). O jogo continua dessa forma até que no display da calculadora apareça apenas o zero.

Os alunos devem manter o controle dos dígitos anotando no papel. Vence o estudante que primeiro descobrir qual o número do aluno que está a sua direita.

Pode-se aumentar o nível de dificuldade utilizando casas decimais.

Uma variação é que o jogador que acerta o número deve somar ou subtrair este valor do seu próprio número. Por exemplo, Se o Jogador 2 digitou o número 345 na sua calculadora, e o Jogador 1 perguntou se seu número apresenta o dígito 3, então o Jogador 2 deve subtrair 300 de seu número e o Jogador 1 deve avisar se está somando (ou subtraindo) 300 de seu próprio número. Isto obriga aos alunos a prestarem mais atenção no jogo e realizarem mais anotações para verificar as alterações nos números de seus adversários.

Notas de Ensino: Tal como acontece com qualquer atividade, é importante que o aluno explique as suas estratégias. Ao ouvir as explicações dos alunos, o professore pode observar quaisquer mal entendidos ou dificuldades sobre o concito de valor posicional.

A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.

***

Atenção

Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.

A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.

É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui. 

Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.

Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.

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