Objetivo Matemático: O aluno irá compreender o conceito de valor posicional e ser capaz de manipular dígitos nas unidades, dezenas e centenas.
Séries / Anos: Ensino Fundamental I.
Materiais: aluno deve ter uma calculadora e um papel para anotações.
Atividade: Separe os alunos em grupos de três. Cada aluno digita, secretamente, um número de três dígitos na calculadora. Por exemplo, um aluno digitou o número 345 na calculadora.
Os alunos se revezam em adivinhar os números inseridos pela pessoa à sua direita.
O jogo começa quando o aluno (Jogador 1) pergunta para o aluno que está na sua direita (Jogador 2) se o número que ele digitou na sua calculadora contém, por exemplo, o dígito 6.
Não se possui, o Jogador 2 tem a oportunidade de fazer uma pergunta ao aluno que está na sua direita (Jogador 3).
No entanto, se o Jogador 1 perguntou para o Jogador 2 se o número contém um dígito que seu número possui, então deve dizer qual a ordem que este dígito está em seu número. Por exemplo, o Jogador 2 digitou o número 345 em sua calculadora, se o Jogador 1 perguntou se o número possui o dígito 4, então o Jogador 2 deve dizer “eu tenho quatro dezenas”.
Jogador 2, então, teria subtraí esse dígito do seu número, obtendo 305 (os outros dígitos permanecer em segredo). O jogo continua dessa forma até que no display da calculadora apareça apenas o zero.
Os alunos devem manter o controle dos dígitos anotando no papel. Vence o estudante que primeiro descobrir qual o número do aluno que está a sua direita.
Pode-se aumentar o nível de dificuldade utilizando casas decimais.
Uma variação é que o jogador que acerta o número deve somar ou subtrair este valor do seu próprio número. Por exemplo, Se o Jogador 2 digitou o número 345 na sua calculadora, e o Jogador 1 perguntou se seu número apresenta o dígito 3, então o Jogador 2 deve subtrair 300 de seu número e o Jogador 1 deve avisar se está somando (ou subtraindo) 300 de seu próprio número. Isto obriga aos alunos a prestarem mais atenção no jogo e realizarem mais anotações para verificar as alterações nos números de seus adversários.
Notas de Ensino: Tal como acontece com qualquer atividade, é importante que o aluno explique as suas estratégias. Ao ouvir as explicações dos alunos, o professore pode observar quaisquer mal entendidos ou dificuldades sobre o concito de valor posicional.
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
***
Atenção
Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.
A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.
É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.
Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.
Comentários