Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Matemágica com dados de 6 lados



Objetivo: forçar um resultado;



Material: dois dados, papel e lápis se necessário;



Passos:



1° - Anote o número 49 em um papel e oculte no bolso;



2° - Diga a um voluntário organizar os dados, um ao lado do outro, temos então, dois valores (o convidado pode ficar a vontade quando a forma de escolher os valores: pode lançá-los ao acaso ou escolher os valores);



3° - Diga para multiplicar os dois valores da face superior dos dados, e anotá-lo;



4° - Diga para multiplicar os dois valores da face inferior dos dados, e anotá-lo;



5° - Diga para multiplicar o valor da face superior do dado da esquerda pelo valor da face inferior do dado da direita, e anotá-lo;



6° - Diga para multiplicar o valor da face superior do dado da direita pelo valor da face inferior do dado da esquerda, e anotá-lo;



7° - Some estes quatro produtos;



8° - Entregue o papel ao convidado e diga para abri-lo, e observe a surpresa do convidado ao ver o resultado da sua soma no papel.



Explicação:



Vamos chamar os dois valores que estão na face superior do dado de D e E, note que a soma dos lados opostos de uma dado é 7, então na face inferior do dado D temos um valor de (7 – D) e na face inferior do dado E temos um valor de (7 – E).



Logo seguindo os cálculos temos:



D · E + (7 – D) · (7 – E) + D · (7 – E) + E · (7 – D)



D · E + 49 – 7 · E – 7 · D + D · E + 7 · DD · E + 7 · ED · E



2 · D · E – 2 · D · E – 7 · E + 7 · E – 7 · D + 7 · D + 49 = 49



Observe que não importe os valores escolhido nos dados, o resultado é sempre 49. 

***

O Poliedro usou os dados para obter o número 34. Na face oposta do 3 é 4 e na face oposta do 4 é 3, (lembrando que a soma de faces opostas de um dado é 7).

Figura 1: Matemágica com o voluntário Poliedro.

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