Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 30 – Certificação de Competências ETEC – Técnico em Eletrônica – 2° Semestre de 2.014

Sobre um capacitor eletrolítico, é correto afirmar que:



(A) Ele armazena energia elétrica.

(B) É formado por duas placas isolantes que ficam em contato uma com a outra.

(C) É formado por duas pastilhas de Silício.

(D) Em corrente contínua armazena o dobro do valor da tensão que é aplicada sobre ele.

(E) Só funciona em corrente alternada.



Solução: (A)



Analisando cada alternativa:



(A) Ele armazena energia elétrica → Verdadeiro;



O capacitor é um componente eletrônico que tem  capacidade de armazenar cargas elétrica, sendo a capacitância é a medida da quantidade de cargas que o capacitor pode armazenar.



(B) É formado por duas placas isolantes que ficam em contato uma com a outra → Falso;



O capacitor eletrolítico é formado por duas placas condutoras, entre as placas é colocada uma camada isolante, o dielétrico, além de ser aplicado um eletrólito no conjunto.



(C) É formado por duas pastilhas de Silício → Falso;



As placas do capacitor são constituídas de material condutor e não de semicondutores ou de  cristais.



(D) Em corrente contínua armazena o dobro do valor da tensão que é aplicada sobre ele → Falso;



Todo capacitor eletrolítico tem uma tensão de trabalho que é a tensão que pode ser aplicada em seus terminais por longos períodos de tempo sem que ocorra a ruptura do dielétrico ou da placa, e a tensão de pico que é a máxima tensão que pode ser aplica por curtos períodos de tempo.



(E) Só funciona em corrente alternada → Falso;



A grande maioria dos capacitores é fabricada para trabalhar com corrente continua (apresentam polaridade), pois apresentam boas características de isolamento quando a tensão é aplicada com certa polaridade, mas se comportam como um condutor quando a tensão é aplicada com polaridade oposta.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores