Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 01 – Certificação de Competências ETEC – Técnico em Eletrônica – 2° Semestre de 2.014

Marcos quer ligar um LED cuja tensão de trabalho é 3,5 V, mas ele só tem uma bateria de 9 V. Para usar a bateria, ele colocou um resistor entre a bateria e o LED, conforme se vê na figura a seguir. Para que a corrente no LED seja de 20mA, o valor do resistor deverá ser:


(A) 20 Ω
(B) 35 Ω
(C) 50 Ω
(D) 180 Ω
(E) 275 Ω

Solução: (E)

Analisando o circuito temos que o LED consome 3,5 V, então a queda de tensão (VR) sobre R1 deve ser de 5,5 V.

O resistor R1 está em série com o LED, logo a corrente que passa pelo LED é o mesmo que irá passar pelo resistor, logo i = 20 mA.

Na Figura 1 apresentamos os dados no circuito.

Figura 1: Dados do problema.
Lei de Ohm

Pela Lei de Ohm, temos:

R1 = VR / i

R1 = 5,5 V / 20 mA = 5,5 V / 20x10–3 A


R1 = 5,5 V / 0,02 A = 275 V/A = 275 Ω

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