Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Técnica de Multiplicação - Tabuada I

Segundo os historiadores matemáticos, como poucas pessoas na Idade Média e do Renascimento tinham a oportunidade de aprender a tabuada acima de 5 x 5 ou teve acesso a um ábaco, uma variedade de métodos simples foram utilizados para a obtenção de produtos entre números de 6 a 9.

No livro “Mathematical Magic Show”, Martin Gardner, apresenta o método "an ancient  rule" ("uma antiga regra" em tradução literal) escrita inicialmente em um livro de 1492.

O método é bem simples sendo necessário apenas conhecer as tábuas de multiplicar (tabuadas) do 1 ao 5, sendo a tábua de multiplicar do 5 até o produto de 5 x 5.

Para realizar o produto de dois números (lembrando que é o produto entre os números: 5, 6, 7, 8 e 9) temos que saber o complemento destes números em relação a 10. Segundo Gardner o complemento de n é 10 – n.

O procedimento pode ser um pouco longo, entretanto é simples:

Determinar o produto de A x B:

1°. Determinar o complemento de A em relação a 10 → 10 – A;

2°. Determinar o complemento de B em relação a 10 → 10 – B;

3°. Determinar o produto entre os complementos;

4°. Determinar o complemento da soma dos complementos de A e B;

5°. Multiplicar este complemento por 10;

6°. Realize a soma dos resultados do passo 3°. e 5°.

Vamos a alguns exemplos:

(i) 7 x 8

1°. Complemento de 7 em relação a 10: 10 – 7 = 3;

2°. Complemento de 8 em relação a 10: 10 – 8 = 2;

3°. Produto entre os complementos: 3 x 2 = 6;

4°. Complemento da soma de 3 e 2: 10 – (3 + 2) = 10 – 5 = 5;

5°. Multiplicar este resultado por 10: 5 x 10 = 50;

6°. Realizar a soma dos resultados do passo 3°. e 5°.: 6 + 50 = 56.

Então 7 x 8 = 56.

(ii) 6 x 5

1°. Complemento de 6 em relação a 10: 10 – 6 = 4;

2°. Complemento de 5 em relação a 10: 10 – 5 = 5;

3°. Produto entre os complementos: 4 x 5 = 20;

4°. Complemento da soma de 4 e 5: 10 – (4 + 5) = 10 – 9 = 1;

5°. Multiplicar este resultado por 10: 1 x 10 = 10;

6°. Realizar a soma dos resultados do passo 3°. e 5°.: 20 + 10 = 30.

Então 6 x 5 = 30.

Fonte: GARDNER, Martin. Mathematical Magic Show. The Mathematical Association of America. Washington, D. C.  1989.

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