Nesta postagem apresento uma forma semelhante onde utilizaremos os seus dedos para realizar multiplicações envolvendo os números: 11, 12, 13, 14 e 15, ou seja, multiplicações como 11x12, 12x14, 15x13, etc.
Para isso, são necessários: (i) conhecer as tábuas de multiplicar do 1 ao 5; (ii) saber somar, e; (iii) identificar os dedos da seguinte forma:
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Figura 1: Identificação de cada dedo de 11 à 15. Observe que você deve olhar para a palma das mãos. Cole um adesivo para poder praticar. |
A melhor forma de entender o processo é analisar um exemplo:
Para calcular 14x12, encosta-se o dedo equivalente a 14 no dedo equivalente a 12 na outra mão.
Eu costumo considerar o primeiro número o da mão esquerda (o 14 neste caso) e o segundo número o da mão direita (o 12 neste caso), como mostra a figura abaixo:
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Figura 2: Encostando o dedo correspondente ao 14 de uma das mão no dedo correspondente ao 12 da outra mão. |
O produto dos números encostados é obtido pelo seguinte processo:
(i) observe os dedos que estão encostados e os dedos que estão abaixo deles. Na mão esquerda temos quatro dedos e na mão direita temos dois dedos.
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Figura 3: Primeira etapa. |
(ii) Multiplique 4 por 2 obtendo 8, anote este resultado.
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Figura 4: Segunda etapa. |
(iii) ainda sobre estes mesmos. Some todos os dedos que estão abaixo (incluindo os dois dedos que estão unidos), no caso 6 dedos. Multiplicando 6 por 10 obtemos 60, anote este resultado.
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Figura 5: Terceira etapa. |
(iv) o produto de 14 por 12 é igual a soma dos resultados do passo (ii), do passo (iii) e deste soma adicione 100, ou seja, 8+60+100 = 168:
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Figura 6: Quarta etapa e Resultado final. |
Mais um exemplo: multiplicar 12 por 12.
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Figura 7: Encostando o dedo correspondente ao 12 de uma das mão no dedo correspondente ao 12 da outra mão. |
(i) 2 x 2 = 4;
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Figura 8: Primeira etapa. |
(ii) 2 + 2 = 4, 4 x 10 = 40;
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Figura 09: Segunda etapa. |
(iii) 12 x 12 = 4 + 40 + 100 = 144;
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Figura 10: Terceira etapa e Resultado final. |
Pratique bastante e logo vai realizar os cálculos sem a necessidade de ficar anotando.
Fonte: GARDNER, Martin. Mathematical Magic Show. The Mathematical Association of America. Washington, D. C. 1989.
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