Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem
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Técnica de Multiplicação - Tabuada II - Tabuada Digital
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Em alguns lugares do mundo, camponeses ainda se utilizam dos seus dedos para realizar multiplicações envolvendo os números: 6, 7, 8, 9 e 10, ou seja, multiplicações como 6x7, 8x8, 10x6, etc.
Para isso, são necessários: (i) conhecer as tábuas de multiplicar do 1 ao 5; (ii) saber somar, e; (iii) identificar os dedos da seguinte forma:
Figura 1: Identificação de cada dedo de 6 à 10. Observe que você deve olhar para a palma das mãos. Cole um adesivo para poder praticar.
A melhor forma de entender o processo é analisar um exemplo:
Para calcular 6x7, encosta-se o dedo equivalente a 6 no dedo equivalente a 7 na outra mão.
Eu costumo considerar o primeiro número o da mão esquerda (o 6 neste caso) e o segundo número o da mão direita (o 7 neste caso), como mostra a figura abaixo:
Figura 2: Encostando o dedo correspondente ao 6 de uma das mão no dedo correspondente ao 7 da outra mão.
Os dedos encostados dividem os dedos em duas partes: uma acima destes dedos e outro abaixo destes dedos.
O produto dos números encostados é obtido pelo seguinte processo:
(i) observe os dedos que estão acima dos dedos encostados. Na mão esquerda temos quatro dedos e na mão direita temos três dedos. Multiplique 4 por 3 obtendo 12, anote este resultado.
Figura 3: Primeira etapa.
(ii) observe os que estão abaixo dos dedos encostados (inclusive estes). Na mão esquerda temos um dedo (que é aquele que está encostado no outro) e na mão direita temos dois dedos. Some todos os dedos que estão abaixo (incluindo os dois dedos que estão unidos), no caso 3 dedos. Multiplicando 3 por 10 obtemos 30, anote este resultado.
Figura 4: Segunda etapa.
(iii) o produto de 6 por 7 é igual a soma dos resultados do passo (i) e do passo (ii):
Figura 5: Terceira etapa e Resultado final.
Mais um exemplo: multiplicar 7 por 8.
Figura 6: Encostando o dedo correspondente ao 7 de uma das mão no dedo correspondente ao 8 da outra mão.
(i) 3 x 2 = 6;
Figura 7: Primeira etapa.
(ii) 2 + 3 = 5, 5 x 10 = 50;
Figura 8: Segunda etapa.
(iii) 7 x 8 = 6 + 50 = 56;
Figura 9: Terceira etapa e Resultado final.
Pratique bastante e logo vai realizar os cálculos sem a necessidade de ficar anotando.
No site do Manual do Mundo o Iberê Thenório ensina esta técnica com um vídeo.
Explorando o mundo virtual encontrei outra forma de realizar a adição ou subtração de duas frações com denominadores diferentes. O processo é igual ao apresentado na postagem sobre o Método Oculto , entretanto é bem mais didático e agradável para ser apresentados aos alunos, principalmente aos alunos do Ensino Fundamental I. Para somar ou subtrair frações da maneira borboleta, siga os passos observando as borboletas abaixo ilustram o procedimento de 3/4 + 2/5 e de 3/4 - 2/5 . 1. Escreva as frações lado-a-lado, como de costume e desenhe duas asas ao longo das diagonais formadas pelo numerador de uma fracção e o denominador da outra fracção e desenhar uma antena em cada asa. 2. Tal como sugerido pelas asas, que se parecem com um sinal de multiplicação ( "X" ), multiplicar os números em cada asa e colocar o produto na antena para a asa correspondente. 3. Você pode pensar ou dizer: "Esta pobre borboleta precisa de um corpo". Para dar-lhe um
Sistemas de Equações ilustradas estão ganhando espaço nas redes sociais. A ideia é alterar as tradicionais letras de algumas equações por imagens, geralmente de um tema específico. A forma de resolução não é diferente da tradicional seguindo uma sequência lógica e a última equação, muitas vezes, requer uma atenção especial. O primeiro que resolvi (não me lembro quando) está na Figura 1: Figura 1: Minha primeira resolução de uma Equação Ilustrada. Este tipo de atividade pode ser motivador para os alunos. A aplicação desta atividade pode ser na forma de exercícios livres em algum momento da aula, ou em atividades no qual os alunos criam suas próprias Sistemas Equações Ilustradas (utilizando os temas que mais lhes agradam) compartilhando com seus colegas nas redes sociais. Lembrando que resolver ou não um destes sistemas não o torna um gênio da matemática ou do raciocínio lógico. Abaixo compartilho algumas outros Sistemas de Equações Ilustrad
Nesta divertida versão das tradicionais Palavras Cruzadas utiliza-se os resultados de operações matemáticas no lugar de palavras. Resolva as expressões e coloque a prova as suas habilidades aritméticas e matemáticas. Fonte: GRARCIA, Joan Carles. ESQUERDO, Susanna. Para mantenerse en forma. Juegos de Mente: Cálculo - volume 2. Imaginarte Juegos / RBA Coleccionables: Barcelona (Espanha).. 2007. EDITEC: Espanha. * * * Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!
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