Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Quadrado "Pseudo-Mágico" Sagrado

Paixão Sagrada  Templo Expiatório da Sagrada Família

Templo Expiatório da Sagrada Família (conhecida simplesmente como Sagrada Família) foi conceituado pelo arquiteto Antoni Gaudí i Cornet (1.852 + 74 = 1.926), infelizmente o arquiteto morreu antes de ver terminado seu maior projeto.

Antoni Gaudí i Cornet.
(1.852 + 74 = 1.926)
Após a morte de Gaudí diversos artistas e arquitetos continuaram a construção do templo. 

A fachada da Paixão Sagrada (ou Beijo de Judas) foi projetada pelo escultor Josep Maria Subirachs i Sitjar (1.927 + 87 = 1.914), iniciada em 1.987, apresenta duas imagens uma representa o beijo da traição de Judas e a entrega de Cristo e a outra imagem um quadrado mágico 4 × 4:

Quadrado “Pseudo-Mágico”.

Para muitos matemáticos recreativos este não é um quadrado mágico verdadeiro, visto que viola as regras do quadrado mágico: (i) não utilizar números repetidos, os números 10 e 14 estão dobrados, e (ii) utilizar somente uma série consecutiva de números, os números 12 e 16 não aparecem na sequência.
Josep Maria Subirachs i Sitjar.
(1.927 + 87 = 1.914)

Neste quadrado “pseudo-mágico” a constante é igual a 33 que segundo a tradição cristã era a idade que Jesus Cristo tinha no ano em que foi crucificado.

A constante é obtido pela soma dos quatros números que formam uma das 4 linhas, 4 colunas ou das 2 diagonais.

Segundo estudiosos Subirachs utilizou um quadrado mágico verdadeiro cuja constante é igual a 34. O quadrado mágico em questão teria como origem a pintura Melancholia (Melancolia) do pintor e escultor alemão Albrecht Durer (1.471 + 57 = 1.528).
  
Melancholia  Albrecht Durer.
O Quadrado Mágico pode ser observado no lado superior direito.

Detalhe do Quadrado Mágico de constante 34.

Albrecht Durer.
(1.471 + 57 = 1.528)
O que Subirachs realizou foi subtrair uma unidade em cada linha: 16 – 1 = 15; 15 – 1 = 14; 11 – 1 = 10 e 12 – 1 = 11. Posteriormente o artista realizou uma reconfiguração entre as linhas e colunas obtendo o quadrado “pseudo-mágico” de sua obra.

O mais impressionante foi que esta reconfiguração gerou características impressionantes que podem ser observe nos gifs animados, onde obtemos a soma de 33 combinando números em outras configurações:










No próximo gif animado, temos uma sequência podemos notar uma semelhança alusiva, proposital ou não do artista, entre a configuração dos números e o “Monte das Oliveiras” e a “Cruz Latina”.


Apesar de não ser um quadrado mágico verdadeiro representa uma bela curiosidade matemática.

Fonte: Imagens Wikipedia.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores