Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 80 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Um aluno desenhou um retângulo no plano cartesiano, localizando dois vértices opostos nos pontos de coordenadas (–2,7) e (0,6). Sabendo-se que esses pontos são os extremos de uma das diagonais desse retângulo, pode-se concluir que a medida dessa diagonal é

(A) 11
(B) √ 11
(C) 5 √ 11
(D) 5
(E) √ 5

Solução: (E)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Devermos determinar a distancia (d) entre os pontos (–2,7) e (0,6).

2° – Estabelecimento de um Plano

Aplicar a fórmula de distancia entre dois pontos:

d = √ (x2 – x1)2 + (y2 – y1)2

3° – Execução do Plano

d = √ (x2 – x1)2 + (y2 – y1)2 → d = √ [(0 – (-2))2 + (6 – 7)2] = √ [(2)2 + (– 1)2]

d = √ [4 + 1] = √ 5

4° – Avaliação


Questão aplicando conceitos de Geometria Analítica.


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