Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 74 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Pedro e Ivo estão disputando um jogo em que não há empates. Eles devem disputar, no mínimo, duas partidas. Ganha o jogo aquele que vencer duas partidas seguidas, ou, então, três partidas alternadas. O número de sequências distintas de resultados possíveis das partidas, até que se conheça o vencedor, é

(A) 3.
(B) 6.
(C) 10.
(D) 12.
(E) 24.

Solução: (C)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema


Temos que determinar as possibilidades de terminar um jogo onde não temos empates e o vencedor é determinado pelo jogador que vencer duas partidas seguidas, ou, então, três partidas alternadas.

2° – Estabelecimento de um Plano

Construir um diagrama de árvore de possibilidade e observar os resultados possíveis que satisfazem as regras dos jogos.

3° – Execução do Plano

Na Figura 1 temos a árvore de possibilidades, onde G representa uma partida ganha e P uma partida perdida.

Figura 1: Árvore de possibilidades

Observamos que temos 10 possibilidades distintas (cinco para cada jogador) de resultados das partidas para determinar o vencedor dado jogo.

4° – Avaliação

Novo enunciado para uma pergunta antiga ...

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