Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 73 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

O gráfico a seguir representa a função f(x) = x2


A função f: R → R dada por f(x) = x2 + 2 é representada pelo gráfico apresentado na alternativa

(A)


(B)

(C)

(D)

(E)

Solução: (C)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Devemos determinar o gráfico de f(x) = x2 + 2 tendo como base o gráfico de f(x) = x2.

Sabemos que a equação do segundo grau f(x) = a · x2 + b · x + c apresenta algumas características que podemos analisar para obter a resolução.

2° – Estabelecimento de um Plano

Observar as características do gráfico de f(x) = x2 e comparar com gráfico de f(x) = x2 + 2.

3° – Execução do Plano

Observe que:

f(x) = x2 → f(0) = 02 = 0

f(x) = x2 + 2 → f(0) = 02 + 2 = 2

Então f(x) = x2 + 2 quando x = 0 temos f(x) = 2 e sendo o coeficiente a > 0, então a concavidade é voltada para cima, então observando as alternativas concluímos que a resposta é a alternativa (C).

4° – Avaliação

A questão requer um conhecimento sobre as características da equação do segundo grau para evitar cálculos desnecessários.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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